Se você está de malas prontas para algum destino internacional nestas férias, não esqueça de acrescentar um item muito importante na sua bagagem: o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Esse certificado é exigido por diversos países para evitar o contágio de febre amarela, zelando pela saúde tanto de quem viaja quanto dos moradores do local.

Continua depois da publicidade

O CIVP é emitido de forma gratuita nos Centros de Orientação de Viajantes e em postos públicos e privados credenciados pela Anvisa e espalhados por todo país, como unidades de saúde e hospitais. Sua exigência é prevista no Regulamento Sanitário Internacional, sendo uma decisão de cada país a cobrança do documento.

Para ter acesso ao certificado, quem for viajar deve procurar um Centro de Orientação ao Viajante com o comprovante de vacinação contra febre amarela e um documento oficial de identificação com foto. No caso dos menores de idade o documento necessário é a certidão de nascimento.

É importante lembrar que a vacina deve ser feita, no mínimo, com dez dias de antecedência da data de partida da viagem, pois este é o tempo que ela leva para atuar no organismo. A vacina tem validade de dez anos e deve ser renovada depois deste período.

Preparação da viagem

Continua depois da publicidade

Além da vacinação, outros cuidados devem ser observados para evitar problemas na sua viagem. Confira:

– É importante conhecer, com antecedência à sua viagem, os cuidados que devem ser tomados com a saúde. Consulte seu médico para uma avaliação, principalmente caso possua alguma doença pré-existente.

– Evite viajar quando estiver com qualquer doença infecciosa aguda. Se precisar fazer uso de medicamentos sob prescrição médica, obtenha a receita e adquira os medicamentos na quantidade suficiente para toda a viagem, pois nem sempre é possível adquirir medicamentos em outros países, sem prescrição médica local ou ingressar em outros países com medicamentos na bagagem, sem as respectivas receitas médicas.

– Certos países mantêm com o Brasil acordos internacionais recíprocos, que permitem o atendimento de cidadãos brasileiros pelas redes públicas de saúde.

Continua depois da publicidade

– Considere ainda a possibilidade de contratar um seguro internacional de saúde particular.

Serviços:

– A lista completa dos países que exigem o CIVP você encontra no site da Organização Mundial da Saúde

– A localização de todos os Centros de Orientação para a Saúde do Viajante está no site da Anvisa

– Mais informações sobre como obter o certificado internacional você também encontra na página da Anvisa

Fonte: Anvisa