As chuvas de verão atrapalharam o andamento da construção do viaduto da avenida Waldemar Grubba (BR-280) em Jaraguá do Sul. A empresa responsável, Engenharia e Pesquisa Tecnológica S/A, pediu prorrogação do prazo de entrega para fevereiro de 2016. Mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mantém a data de entrega para setembro de 2015.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais notícias de Jaraguá do Sul e região ::

Segundo funcionários da obra, a equipe realiza agora o escoramento metálico do viaduto, que seria a base de sustentação para erguer a estrutura. Como não serão utilizadas estruturas pré-moldadas, é necessário reforçar a base da obra.

O problema da obra está na terraplanagem, pois são necessários três dias sem chuva e com a umidade do ar em 12% para executar o serviço. Funcionários relatam que neste ano só conseguiram executar a terraplanagem em duas ocasiões, pois as chuvas de verão são diárias na região e o solo não fica seco para realizarem o serviço.

Continua depois da publicidade

A empresa pediu prorrogação da obra, pois o atraso seria de aproximadamente dez meses. Porém, o DNIT manteve o prazo. O departamento ainda lembra que o acesso à Schroeder, incluindo as ruas laterais, tem prazo de conclusão para agosto de 2015. O orçamento da obra é de R$ 5.259.510,93.

A obra teve problemas na execução. Apenas em novembro foi possível dar continuidade total a construção do viaduto, porque sob a terra fica uma canalização da SCGás. Por isso, a empresa Geometral Engenharia, de Brusque, foi contratada para mudar o percurso da tubulação. A empresa de telefonia Oi também teve de retirar cabos de telefonia. O processo foi concluído em setembro.