Neste período em que o país enfrenta o novo coronavírus, com desafios econômicos e no sistema de saúde, a cooperativa Viacredi disponibilizou um conjunto de ações para minimizar o impacto aos cooperados e para garantir a segurança dos colaboradores.

Continua depois da publicidade

Com o atendimento reduzido nas cooperativas de crédito do Sistema Ailos, seguindo as orientações governamentais, o foco são as demandas de cooperados que não possuem cartões para saques, aposentados e cooperados pessoa jurídica que necessitem pagar tributos não aceitos digitalmente e cujo prazo de vencimento não tenha sido prorrogado.

O pedido das cooperativas que compõem o Sistema é para que os cooperados sigam utilizando os canais digitais. Tanto o aplicativo quanto a conta online, além do chat e do SAC das instituições, estão funcionando.

Além de orientar a utilização do aplicativo e do site, a Viacredi também anuncia ações para estimular a retomada dos negócios de cooperados. O objetivo é ajudá-los a enfrentar a crise provocada pela quarentena e pelo isolamento social.

— Cada cooperado é único e tem uma realidade. Vamos aplicar e criar, junto com ele, uma estratégia para o seu negócio. Como sempre foi, a cooperativa vai fortalecer e confiar na sua comunidade — comenta Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi.

Continua depois da publicidade

Condições financeiras especiais

As primeiras ações divulgadas pela cooperativa permitiram a negociação de juros para financiamentos, com uma redução ainda maior dos juros e aumento dos prazos de carência para financiamentos e refinanciamentos.

Foram criadas linhas específicas para fomento regional, microcrédito, capital de giro e crédito social com uma dinâmica mais ágil e menos burocrática. Ainda sobre a concessão de crédito, a Viacredi criou uma linha especial vinculada às cotas, com taxas e prazos diferenciados. Para este caso, o valor da cota de capital é usado como garantia – possibilitando taxas bem inferiores às das demais linhas.

Outra ação da cooperativa foi a prorrogação das parcelas de empréstimos não quitadas dos meses de meses de março, abril, maio e junho, que podem ser prorrogadas para o fim do contrato, através de uma nova operação de crédito.

Recursos disponíveis para os cooperados

A cooperativa também anunciou a liberação das sobras do exercício de 2019 para injetar R$ 111,5 milhões na economia local através dos mais de 500 mil cooperados. O crédito em conta corrente do valor relativo à movimentação de cada um foi realizado no dia 4 de abril.

Continua depois da publicidade

A distribuição desse recurso impactará imediatamente na vida dos cooperados e, consequentemente, nas comunidades onde eles estão.

— Nosso objetivo é apoiar os nossos cooperados nesse momento delicado. Vamos prestar nosso apoio a economia local nas comunidades onde as pessoas vivem e tiram seus sustentos — diz o diretor executivo da Viacredi.

Conhecimento para tomada de decisão

Muito mais do que renegociação e crédito que possibilitem a retomada operacional dos negócios, a Viacredi está trabalhando para fornecer apoio e subsídios para que os empreendedores tomem decisões estratégicas neste momento. Por isso, três frentes de compartilhamento de conhecimento foram tomadas.

No Progrid (www.progrid.coop.br), plataforma de compartilhamento de conhecimento das cooperativas do Sistema Ailos, uma aba especial foi criada com cinco cursos voltados à superação dos desafios da crise deflagrada pelo coronavírus. São 19 horas de conteúdo gratuito para apoiar a tomada de decisão:

Continua depois da publicidade

1 – Inovação

2 – Mídias sociais

3 – E-commerce

4 – Estratégia

5 – Guia prático de como reduzir os impactos da crise no pequeno negócio.

Outra iniciativa é em parceria com a Acib e o Blusoft, é a #vaiprodigital. No site www.vaiprodigital.com.br uma programação de webinars está sendo divulgada, bem como uma rede de parceiros está oferecendo descontos em serviços e ações para que o negócio continue e migre – pelo menos neste momento – para o digital.

Já o movimento #juntosnessa tem como objetivo oferecer informação e tirar dúvidas sobre questões ligadas a finanças, tributos e pessoas. Todos os dias, lives no Instagram www.instagram.com/juntos.nessa falam em tempo real com empreendedores sobre essas temáticas.

Acompanhe as iniciativas da Viacredi pelos canais de comunicação oficiais.