O alemão Sebastian Vettel aumentou sua vantagem na liderança da Fórmula 1 no GP do Canadá, neste domingo, em Montreal. O piloto da Red Bull liderou de ponta a ponta e conquistou pela primeira vez a prova, chegando aos 132 pontos, contra 96 de Fernando Alonso, novo vice-líder. O espanhol ficou na segunda posição, após ultrapassar Lewis Hamilton no fim.
Continua depois da publicidade
Em corrida de recuperação, Felipe Massa, que largou em 16º após bater na classificação, chegou em oitavo ao ultrapassar Raikkonen na 70ª e última volta. O finlandês, aliás, se igualou ao alemão Michael Schumacher como piloto com maior sequência de provas na zona de classificação, com 24, mas caiu um lugar na classificação e agora é terceiro, oito pontos atrás de Alonso.
Completam os dez primeiros Mark Webber, em quarto, Nico Rosberg, em quinto, Jean-Eric Vergne, em sexto, Paul di Resta em oitavo e Adrian Sutil em décimo. Destaque da classificação no sábado ao fazer o terceiro tempo, Valterri Bottas sofreu com sua Williams e cruzou a linha em 14º.
A corrida
Após atrair os holofotes no sábado, o finlandês Valtteri Bottas, da Williams, não repetiu o desempenho na corrida. Ele foi ultrapassado logo na largada por Nico Rosberg, que saiu em quarto, e por Mark Webber, quinto no grid, enquanto Sebastian Vettel se manteve na liderança e Lewis Hamilton em segundo.
Continua depois da publicidade
Ainda durante a primeira volta, Bottas foi deixado para trás por Fernando Alonso, da Ferrari, e cruzou em sexto, finalizando as ultrapassagens entre os dez primeiros. Largando em 16º, Felipe Massa conquistou duas posições. Na sequência, Adrian Sutil levou a pior briga pela sexta posição. Ele atacou o finlandês e para evitar o choque na curva acabou rodando na pista, sem que houvessem batidas. Ele retornou na 13ª posição, após ser ultrapassado por Massa e ainda sofreu toque de Pastor Maldonado.
O brasileiro seguiu fazendo sua corrida de recuperação e protagonizou duelo com Kimi Raikkonen. Neste, quem acabou levando a pior foi Daniel Ricciardo, que foi ultrapassado pelo piloto da Lotus e deu a nona posição para Massa ao entrar no pit stop. Os dois voltaram a se encontrar na última volta, e desta vez Massa conseguiu vencer o duelo, consolidando sua corrida de recuperação após largar em 16º e chegar em oitavo.
Em nono, Raikkonen conseguiu corrigir o erro de sua equipe nos boxes, que falhou ao encaixar a roda traseria esquerda e o deixou em 14º após o primeiro pit stop.
Na primeira parada, a maioria apostou na troca dos pneus supermacios por médios, parte da estratégia para mais dois pit stops. Massa optou por manter o composto da largada, indicando que só faria outra parada. As cinco posições se mantiveram após a ida aos boxes.
Continua depois da publicidade
Na segunda metade, o duelo entre Rosberg, Webber e Alonso chamou atenção. Os dois primeiros brigavam por posição, enquanto o espanhol só acompanhava o duelo. Na 31ª volta, o alemão, que só fez uma troca de pneus, não conseguiu resistir a pressão e perdeu duas posições.
Com boa vantagem, Vettel errou traçado e quase comprometeu sua corrida. Já Alonso se aproximou de Hamilton no que foi o principal duelo da parte final. O espanhol conseguiu a ultrapassagem.
Resultado do GP do Canadá
1º Sebastian Vettel, Red Bull, 70 voltas, 25 pontos
2º Fernando Alonso, Ferrari, (+14s4) 18
3º Lewis Hamilton Mercedes, (+15s9) 15
4º Mark Webber, Red Bull, (+25s7) 12
5º Nico Rosberg, Mercedes (+69s7) 10
6º Jean-Eric Vergne, STR, (1 volta) 8
7º Paul di Resta, Force India, (1 volta) 6
8º Felipe Massa, Ferrari, (1 volta) 4
9º Kimi Raikkonen, Lotus, (1 volta) 2
10º Adrian Sutil, Force India, (1 volta) 1
11º Sergio Perez, McLaren, 69 (1 volta)
12º Jenson Button, McLaren, (1 volta)
13º Romain Grosjean, Lotus, (1 volta)
14º Valtteri Bottas, Williams, (1 volta)
15º Daniel Ricciardo, STR, (2 voltas)
16º Pastor Maldonado, Williams, (2 voltas)
17º Jules Bianchi, Marussia, (2 voltas)
18º Charles Pic, Caterham, (3 voltas)
19º Max Chilton, Marussia, (3 voltas)
20º Esteban Gutierrez, Sauber, (7 voltas)
Abandonos
Nico Hulkenberg, Sauber, 9 voltas
Giedo van der Garde, Caterham, 21 voltas
Classificação do Mundial de Pilotos
1 Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 132 pontos
2 Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 96 pontos
3 Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 88 pontos
4 Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 77 pontos
5 Mark Webber (AUS/Red Bull), 69 pontos
6 Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 57 pontos
7 Felipe Massa (BRA/Ferrari) 49 pontos
8 Paul di Resta (GBR/Force India), 34 pontos
9 Romain Grosjean (FRA/Lotus), 26 pontos
10 Jenson Button (GBR/McLaren), 25 pontos
11 Adrian Sutil (ALE/Force India), 17 pontos
12 Jean-Eric Vergne (FRA/STR), 13 pontos
13 Sergio Perez (MEX/McLaren), 12 pontos
14 Daniel Ricciardo (AUS/STR), 7 pontos
15 Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), 5 pontos
16 Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) zero
17 Valtteri Bottas (FIN/Williams) zero
18 Pastor Maldonado (VEN/Williams), zero
19 Jules Bianchi, (FRA/Marussia) zero
20 Charles Pic (FRA/Caterham) zero
21 Max Chilton (GBR/Marussia) zero
22 Giedo van der Garde (HOL/Caterham) zero