Ao menos 12 veterinários, divididos em diferentes equipes, vão atuar no resgate de animais afetados pela enxurrada em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. Alguns podem estar perdidos, outros vagando pela cidade e há também os que podem ter sido isolados pela água.
Continua depois da publicidade
No fim da tarde deste sábado (19), uma equipe do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) chega ao local para orientar e garantir a segurança dos profissionais mobilizados para a operação.
– Muitos voluntários acabam se manifestando com a vontade de ajudar, mas a gente sabe que a situação pode ser preocupante e pessoas que não têm conhecimento de resgate podem colocar a própria vida em risco – explicou Luísa Lemos Vieira, que integra a comissão de medicina veterinária legal do CRMV-SC.
> Chega a 15 o número de mortos na tragédia do Alto Vale; seis pessoas seguem desaparecidas
> Bolsonaro sobrevoa áreas atingidas na tragédia de Presidente Getúlio, em SC
Continua depois da publicidade
De acordo com Luísa, veterinários do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) Brasil já estão em Presidente Getúlio assim como uma equipe de resgate do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Além disso, dois veterinários do CRMV estão escalados para os cuidados com os cães de busca do Corpo de Bombeiros.
– A gente está levantando um diagnóstico, quais os animais afetados, as espécies, em quais pontos eles estão, porque muitos, na verdade se perdem, no meio do ocorrido, outros estão vagando pela cidade – explicou Luísa.
– Alguns produtores já sinalizaram que não estão conseguindo movimentar os animais por causa de áreas alagadas ou do próprio deslocamento de terra. Até o momento, a informação que a gente tem é que foram afetados principalmente bovinos – relatou a veterinária.
Conforme o CRMV, a equipe também deve dar suporte ao trabalho da Cidasc junto a um abatedouro da cidade. O Conselho alerta que veterinários interessados em ajudar no resgate devem primeiro fazer um cadastro no site do CRMV, onde as necessidades da operação serão atualizadas diariamente, já que no momento, qualquer deslocamento para a região pode ser arriscado.
Leia também:
Tragédia em Presidente Getúlio: 20 fotos que mostram a destruição causada por temporal
Continua depois da publicidade
Corpo de mulher vítima do temporal em Presidente Getúlio é encontrado durante velório do marido
Radar de Lontras desligado e dificuldades na comunicação impediram alerta a Presidente Getúlio