No último dia 30, a live Animacão tirou dúvidas sobre como cuidar dos pets em casa, especialmente durante o período da pandemia, em que muita gente está evitando sair de casa. Para quem perdeu ou quer rever o bate-papo entre a veterinária Melody Eringis de Queiroz e a comunicadora da NSC Morghana Santhiago, o link de acesso ao vídeo está disponível aqui.

Continua depois da publicidade

A seguir, reunimos algumas das respostas para dúvidas enviadas pela audiência que podem ser úteis para você também. Acompanhe!

Os pets podem ficar doentes ou transmitir o novo coronavírus para outras pessoas?

Essa é uma pergunta complicada de responder. Por se tratar de um vírus muito novo, ainda não se tem total clareza sobre a contaminação do vírus entre animais. No entanto, segundo a veterinária Melody Eringis de Queiroz, ainda que haja casos reportados de cães e gatos contaminados pelo coronavírus, ainda não se sabe se eles têm a capacidade de transmiti-lo para humanos. É por isso que é importante que os cuidados humanos de isolamento e higienização sejam tomados também com os animais, sempre respeitando o bem-estar deles. Da mesma forma, pessoas que estão contaminadas com o novo coronavírus devem evitar contato com os animais.

Quais são os cuidados que se deve ter ao passear com os cães durante a pandemia?

Continua depois da publicidade

Cuidar de um animal envolve cuidar da sua saúde física e mental. Por isso, é preciso buscar o equilíbrio ao prover cuidados ao bichinho durante a quarentena. Em primeiro lugar, é importante evitar aglomeração, optando por passeios curtos em lugares de pouco movimento. Além disso, é aconselhável que só uma pessoa vá passear.

Também não se deve deixar outras pessoas tocarem no animal, mesmo que estejam bem intencionadas porque este não é o momento para isso. Ao voltar para casa, vale limpar as patas do animal ou usar um lenço umedecido para mantê-lo limpo.

Deve-se dar banhos em casa? Com que frequência?

O gato se comporta diferente do cachorro. Ele se limpa todos os dias e, por isso, não é preciso se preocupar com o banho dele como com o do cachorro. Além disso, o gato é muito responsivo a estresse e alguns odeiam banho. Nesses casos, é importante observar como o animal se comporta no banho, já que altos níveis de estresse podem ser extremamente prejudiciais para o bichinho, podendo até levá-lo ao óbito. Então, o recomendado é, caso necessário, dar banho no gato uma vez a cada seis meses, sempre levando em conta as particularidades comportamentais de cada animal.

Como deixar o cachorro menos ansioso dentro de casa?

Brinque. Cães gostam de brincadeiras, de se movimentar, de bagunça. Então é importante estimulá-lo, para que ele não fique entediado, com brincadeiras e brinquedos como mordedores, especialmente para filhotes.

Continua depois da publicidade

Para quem já está voltando à rotina, que cuidados ter com os pets com a mudança de rotina?

É importante que o tempo que se passa com os pets sejam produtivos. Então, para diminuir o estresse da mudança de rotina, é aconselhável que, quando estiver em casa, se passe um tempo com os animais dedicando atenção a eles. No caso dos cães, brincar é indispensável – especialmente os mais novinhos. No caso dos gatos, vale tentar penteá-los para demonstrar carinho de uma forma que eles entendam, caso eles gostem.

Quais os riscos de pegar toxoplasmose e quais cuidados é preciso ter com um gato em casa?

É importante entender como a toxoplasmose se espalha. O protozoário que causa a doença e que por vezes pode ser encontrado nas fezes dos gatos contaminados precisa ser consumido via oral para que a doença se desenvolva. Assim, na maioria dos casos, a contaminação ocorre por meio do consumo de legumes e verduras contaminados. Portanto, para evitar a contaminação, é preciso lavar muito bem as verduras antes de consumir e entender também que os gatos só vão se contaminar se consumirem carne crua que contenha o protozoário. Então, é importante não oferecer esse tipo de alimento para o bichinho.

A live, disponível no link, respondeu a essas e muitas outras perguntas. Assista e tire todas as suas dúvidas!