O norte-americano e veterano Tom Curren, de 39 anos, deu um show na estréia mais aguardada nesta quinta, dia 27, da quarta edição do Onbongo Pro Surfing em Florianópolis (SC), evento do circuito World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso do surfe mundial.

Continua depois da publicidade

Até os tubos apareceram para a primeira apresentação de um dos maiores ídolos da história do surfe mundial na Praia Mole. O havaiano Pancho Sullivan acabou vencendo a última bateria de ondas de 2 metros e Tom Curren pegou dois belos tubos para ganhar a disputa pela outra vaga para a quarta rodada do único evento com nível máximo seis estrelas da América do Sul.

– Estava bem legal hoje, as ondas melhoraram, consegui pegar algumas boas, com tubos, fazer manobras fortes e estou contente em ter passado a bateria – falou o lendário Tom Curren, campeão mundial em 1985, 1986 e 1990.

Agora, o californiano enfrentará o australiano Kai Otton, o português Tiago Pires e o ainda recordista absoluto do Onbongo Pro Surfing 2005, Heitor Alves (CE) na quinta bateria da quarta fase, que acontece nesta sexta à tarde, na Praia Mole.

O paulista Hizunomê Bettero teve o prazer de estar na água com um dos maiores mitos do esporte, mas acabou eliminado junto com o australiano Darren O?Rafferty. Eles disputaram a 12ª bateria da terceira fase e as outras 12 serão realizadas à partir das 9h, nesta sexta.

Continua depois da publicidade

Depois de Tom Curren, a expectativa é pela estréia do paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, que vai tentar garantir o título mundial do WQS por antecipação no Onbongo Pro Surfing 2005.

Ele lidera o ranking com mais de três mil pontos de vantagem sobre seus adversários e está escalado na 20ª bateria, a oitava a ser disputada na sexta, com o niteroiense Guilherme Herdy, o paulista Renato Galvão e o espanhol Iker Fuentes.

O atual vice-líder do ranking, Bobby Martinez, dos Estados Unidos, que venceu a primeira etapa do WQS no Brasil neste ano, na Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE), já está com sua vaga confirmada no WCT 2006 e preferiu não vir competir no Onbongo Pro Surfing. O terceiro colocado, Shaun Cansdell, estreou com vitória sobre o catarinense Jean da Silva, o cearense André Silva e o também australiano Bede Durbidge. Já o quarto, Adrian Buchan, acabou eliminado pelo compatriota Kai Otton e o niteroiense Bruno Santos.

O quinto colocado na classificação geral das 36 etapas já disputadas é o carioca Pedro Henrique, que também confirmou sua entrada na elite mundial em 2006 com a vitória na etapa do WQS, em Maresias (SP), na semana passada.

Continua depois da publicidade

Pedrinho vai estrear no Onbongo Pro Surfing na quarta bateria desta sexta, na Praia Mole, contra o paraibano Fábio Gouveia, o cearense Angelino dos Santos e o espanhol Gonzalo Zubizareta.