Veterana no circuito, a australiana Trudy Todd, de 30 anos, foi a campeã da antepenúltima etapa do World Championship Tour (WTC), que reuniu a elite do surfe mundial feminino na praia de Malibu, na Califórnia, Estados Unidos. O título veio com a vitória de Trudy na final sobre a compatriota Samantha Cornish por 15 x 13,50 pontos.

Continua depois da publicidade

Prestes a se aponsentar, o troféu deve um sabor especial para a experiente surfista:

– Eu disse para as meninas que queria sair do circuito com pelo menos uma vitória e estou muito feliz por ter conseguido – confessou Trudy, que quebrou um longo tabu no circuito.

– Minha última vitória tinha sido em Maui, no Havaí, em 1999. Depois, quebrei minhas costas em 2000 e tive câncer duas vezes nos últimos seis anos, mas vou aposentar com boa saúde. Pretendo me casar, cuidar das crianças e ter uma nova vida fora do circuito – contou Trudy, que entrou na zona de classificação para o WCT com a vitória na Califórnia, subindo da 13ª para a sétima posição no ranking das sete etapas disputadas.

As brasileiras Jacqueline Silva e Tita Tavares perderam logo em suas primeiras apresentações nas oitavas-de-final, neste sábado. Jacque perdeu para Trudy por 14 a 11,65 e Tita foi eliminada pela hexacampeã mundial, a australiana Layne Beachley, por 17,50 x 7,75 pontos.

Continua depois da publicidade

A próxima etapa do WCT feminino acontece entre 12 e 24 de novembro, em Haleiwa Beach, no Havaí. Lá deverá esquentar a briga pelo título mundial da temporada. As principais concorrentes são a peruana Sofia Mulanovich (atual campeã do WCT) e a australiana Chelsea Georgeson.

A última etapa do circuito acontece entre 8 e 19 de dezembro em Maui, também no Havaí