Vestido como o personagem Coringa, um homem foi preso depois de atacar os passageiros em um trem de Tóquio, no Japão, com uma faca e iniciar um incêndio a bordo. O ataque ocorreu neste domingo (31) e causou a hospitalização de 18 pessoas. Nesta segunda-feira (1), o governo japonês condenou o ataque que classificou de “atroz e brutal”.

Continua depois da publicidade

Um vídeo feito a bordo do trem e postado no Twitter mostra passageiros em pânico correndo, fugindo das chamas e da fumaça que invade os vagões. Outro vídeo mostra passageiros saindo pelas janelas do trem da linha Keio parado em uma estação nos subúrbios a oeste da capital japonesa.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O suspeito, de 24 anos, expressou sua admiração pelo vilão dos quadrinhos Coringa, inimigo do Batman, informou a imprensa japonesa. Foram divulgados vídeos do momento em que policiais cercaram um homem com um terno roxo, camisa verde brilhante e gravata, similar ao figurino do personagem. Ele teria se vestido daquela forma especialmente para o ataque.

— Com uma faca que carregava, o homem esfaqueou o lado direito do peito de um passageiro de 70 anos que estava sentado no trem, mas não conseguiu seu objetivo (assassinato) — disse um porta-voz da polícia de Tóquio à AFP. — Ele disse à polícia que queria ser condenado à morte por assassinar alguém — completou.

O homem atacado está em condição crítica, segundo a imprensa.

Veja fotos do ataque

Movimentação em frente à estação onde o ataque ocorreu, 18 pessoas ficaram feridas
Movimentação em frente à estação onde o ataque ocorreu, 18 pessoas ficaram feridas – (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)
Suspeito de ter realizado o ataque de acordo com imagens reproduzidas pela rede de televisão japonesa NHK
Suspeito de ter realizado o ataque de acordo com imagens reproduzidas pela rede de televisão japonesa NHK – (Foto: NHK World/Reprodução)
Pessoas escapam pelas janelas do trem onde o ataque aconteceu
Pessoas escapam pelas janelas do trem onde o ataque aconteceu – (Foto: Reprodução)
Passageiros fogem de trem após o ataque
Passageiros fogem de trem após o ataque – (Foto: Reprodução)
18 pessoas ficaram feridas no ataque
18 pessoas ficaram feridas no ataque – (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)

— A princípio pensei que fosse um evento ligado ao Halloween. Mas fugi quando um homem armado com uma faca comprida entrou. Tive a sorte de não me ferir — declarou à agência de notícias AFP um passageiro que conseguiu escapar ileso.O agressor executou o ato sem demonstrar nenhuma emoção, segundo uma passageira.

O ataque aconteceu no momento do fechamento das seções eleitorais no país, que organizou eleições legislativas neste domingo, e também em meio às festas de Halloween, muito populares no arquipélago japonês. Dezenas de bombeiros e policiais foram mobilizados.

Continua depois da publicidade

Crimes violentos são raros no Japão

Casos de crimes violentos são raros no Japão, onde a legislação sobre armas é extremamente rígida. No entanto, em agosto, outros dois ataques foram cometidos no transporte público de Tóquio. 

No início daquele mês, durante a realização dos Jogos Olímpicos na capital japonesa, um ataque com faca em outro trem suburbano deixou dez feridos. E no dia 24 de agosto, duas pessoas sofreram queimaduras com ácido sulfúrico em uma estação de metrô da capital. Em ambos os casos, os suspeitos, japoneses, foram presos logo em seguida.

Confira os vídeos do NSC Total no YouTube

Leia também

Ana Maria homenageia Tom Veiga, o Louro José, após um ano da sua morte

“Vax” é eleita a Palavra do Ano de 2021 pelo Dicionário de Oxford

Condomínios retomam regras pré-pandemia; saiba como flexibilizar de forma consciente