O domingo (8) está sendo o segundo dia de provas para os vestibulandos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Os portões fecharam às 14h45 e as provas começaram às 14 horas, estendendo-se até ás 18 horas.

Continua depois da publicidade

Os estudantes terão de responder às perguntas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais (20 questões, sendo sete de história, sete de geografia, duas de filosofia, duas de sociologia e duas interdisciplinares); Física (dez) e Química (dez).

A estudante Maria Clara, de 32 anos, aproveitou que mora perto da UFSC e preferiu chegar cedo ao local de prova para evitar contratempos. Houve tempo de almoçar e se tranquilizar antes do início do segundo dia de vestibular.

Maria Clara quer estudar medicina na UFSC
Maria Clara quer estudar medicina na UFSC (Foto: Tiago Ghizoni, Diário Catarinense)

Ela deseja cursar medicina na universidade federal e realizou a primeira prova no último sábado (7). Segundo Maria Clara, as questões estavam tranquilas, apesar das pegadinhas encontradas na prova de biologia.

— Achei que tinha bastante pegadinha, tinha uma questão com três linhas e o errinho estava no final. Também teve matemática, português e literatura, em que eles misturaram algumas coisas relacionadas a memes — conta.

Continua depois da publicidade

Lara Carolina tenta mais uma vez entrar no curso de medicina da UFSC
Lara Carolina tenta mais uma vez entrar no curso de medicina da UFSC (Foto: Tiago Ghizoni, Diário Catarinense)

A jovem Lara Carolina Goulart Serafim, de 20 anos, já prestou vestibular para a UFSC e está tentando mais uma vez. O objetivo também é começar o curso de medicina e gostou do desempenho no primeiro dia de provas.

— Eu fui melhor do que achei que seria, mas hoje é física e química, então acho que vai ser mais difícil do que ontem — relata.

Nicolas presta vestibular para a UFSC pela primeira vez
Nicolas presta vestibular para a UFSC pela primeira vez (Foto: Tiago Ghizoni, Diário Catarinense)

Há ainda outros estudantes que tentam pela primeira vez entrar na UFSC. O operador de caixa Nicolas Alves, de 20 anos, está na segunda tentativa de entrar na faculdade, mas a primeira vez na federal. O desejo é começar a estudar educação física.

— Estou tranquilo para hoje, mas as questões de matemática e biologia ontem estavam mais difíceis. Eram as mais chatinhas, então tive mais dificuldade — conta.

Continua depois da publicidade

Provas terminam na segunda-feira

Além da prova deste domingo, os alunos ainda voltam para o último dia na segunda-feira (9). Serão quatro questões discursivas e ainda a redação.

O concurso irá preencher 70% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFSC e 30% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFFS para o ano letivo de 2020.

Ambas as instituições manterão o sistema de cotas já estabelecido e a proporção de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por cada universidade.