Os cursos mais concorridos do Vestibular 2022 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são Medicina, Engenharia Aeroespacial, Medicina Veterinária e Fisioterapia. No total, a instituição oferece 4.521 vagas em 102 cursos de graduação distribuídos entre seus cinco campi: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Joinville e Florianópolis.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As inscrições começaram no dia 18 de outubro e encerram em 19 de novembro. Nessa etapa, o candidato deve optar por um dos cursos de Graduação da UFSC, podendo, em alguns casos, indicar uma segunda opção. As provas serão presenciais e acontecem nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022.
O sonho de estudar Medicina, o curso mais concorrido da UFSC
Segundo informações do g1 SC, no último vestibular presencial da UFSC, em 2019, o curso de Medicina disponibilizou 100 vagas, sendo que aproximadamente 30 delas foram oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O curso teve 5.869 inscritos, ou seja, 83.84 pessoas por vaga.
Neste ano, a estudante Manuela Simon Studzinski está se preparando para concorrer e realizar o sonho de se tornar estudante de Medicina. Para isso acontecer, seu cronograma de estudos é intenso.
Continua depois da publicidade
— Segunda e terça eu tenho aula até as 18h, mas eu vou 7h para aula. Boto meu cursinho em dia e daí eu estudo as matérias que eu tive no dia. Nos finais de semana eu faço simulado todo domingo, ou Enem ou UFSC. No momento que eu souber que consegui [passar] vai ser muita emoção, tenho certeza — afirma.
O curso de Medicina da UFSC possui 62 anos de história e contou com 102 turmas e mais de 5 mil médicos formados. Ele dura seis anos, sendo os quatro primeiros mais teóricos e os dois últimos voltados para a atividade prática, o internato.
> Indústria brasileira: resumo e questões sobre o tema que cai no Enem
— O maior desafio é a carga horária despendida. O curso de medicina é período integral. São seis anos de curso. Os quatro primeiros são mais teóricos e os dois últimos voltados para a atividade prática, o internato e plantão. Exige bastante esforço do aluno, mas nada que não se dê conta. Tendo boa vontade, não é problema — ressalta o Coordenador do curso de Medicina da UFSC, Edevard Araújo.
Reumatologista formada em Medicina em 2000 pela UFSC, Giovanna Ribeiro avisa que o ritmo de estudos não diminuem mesmo após a formatura.
— São 6 anos de faculdade, depois eu fiz duas residências, o que são mais 4 anos. Depois fiz o doutorado, são mais 5 anos. Todos feitos em instituições públicas, em instituições federais, então foi uma caminhada longa. É um curso com muitas oportunidades. A medicina tem oportunidades pra quem quer cuidar de criança, adulto, idoso — frisa Giovanna.
Continua depois da publicidade
> Mapa mental: conheça esse método de estudo para o Enem
Maioria dos médicos em SC é homem
Santa Catarina tem 18.927 médicos – 40,8% são mulheres e 59,2%, homens -, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM). Porém, nos últimos anos, o perfil dos profissionais tem mudado, com médicos cada vez mais jovens devido ao número maior de faculdades de medicina.
— Existe um número grande de médicos que se formam em outros locais e querem vir pro nosso Estado. E temos, também, um número maior de mulheres fazendo medicina. Hoje, abaixo dos 30 anos, 70% dos médicos do nosso estado são médicas do sexo feminino, e a gente tem um número muito grande nas faculdades de medicina de mulheres [maior] do que de homens — explica o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Marcelo Neves Linhares.
Engenharia Aeroespacial é o mais concorrido da UFSC em Joinville
O curso de Engenharia Aeroespacial é o mais concorrido em Joinville, a maior cidade de SC. Em 2019, no último vestibular realizado pela UFSC na cidade, havia sete candidatos por vaga. Na época, 252 inscritos disputaram 35 vagas.
— Talvez para os mais jovens seja a popularidade do tema espacial e tema aeronáutico que chama a atenção, por voar, por ir pro espaço. Mas, também, mais recentemente uma expansão espacial do comércio e dos serviços aeroespaciais que estão crescendo. A gente vê no último ano o turismo espacial, a gente vê mais empresas lançando satélites, prestando serviços. Esse setor está trazendo uma demanda por mão de obra grande — explica o coordenador do curso Rafael Cuenca.
Continua depois da publicidade
> Confira 10 dicas de Gramática para o Enem
Também há dentro do curso uma equipe que desenvolve foguetes. Alguns deles sobem cerca de um quilômetro de altura, como afirma outro estudante do curso João Pedro Golynski.
— Não dá pra falar a emoção que é você ver o que você construiu chegar a essa altura e depois ele pousar sem quebrar nada, com uma câmera filmando o voo e você ver. Tudo que eu aprendi na faculdade eu consigo aplicar nesse foguete e fazer eu mesmo — diz.
O curso é registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea) desde 2018. Para exercer a profissão é necessário ter registro no órgão e a taxa de empregabilidade é de 80%. É comum que engenheiros aeroespaciais tenham espaço também em outras áreas da engenharia.
> Saiba tudo sobre a Revolução Francesa, tema frequente nos vestibulares e no Enem
O diferencial do curso de Medicina Veterinária
Para o curso de Medicina Veterinária da UFSC em Curitibanos, no ano de 2019 foram oferecidas 56 vagas. Ao todo, 389 candidatos se inscreveram, tornado-se o mais procurado no Campus, com uma concorrência de 6.95 candidatos por vaga.
Iniciado em 2009, possui até o momento nove turmas formadas pela instituição. De acordo com a coordenação, o diferencial está na estrutura oferecida, que nesse momento vem de uma parceria entre a universidade e o governo do estado.
Continua depois da publicidade
— Nós somos um curso jovem, mas apesar disso já temos uma estrutura de clínica escolar, com a parte de exames laboratoriais clínica e várias áreas de diagnósticos, como a patologia, doenças infecciosas, parasitárias, já estabelecidas, um grupo que trabalha com a reprodução animal. Então, nós oferecemos serviços à comunidade por meio da extensão universitária e dessa forma a gente consegue aproximar mais a formação do nosso aluno da realidade, do cotidiano profissional. Acho que esse á um grande diferencial do nosso curso — afirma o coordenador do curso, Malcon Martinez.
> Carlos Henrique Schroeder, o ativista da literatura de Santa Catarina
Atualmente, cerca de 450 alunos estudam Medicina Veterinária na unidade. São pessoas de vários municípios de SC e até de outros Estados.
Santa Catarina conta com mais de 8 mil médicos veterinários. Segundo o Conselho Regional da categoria, trabalhar a rede de contatos é fundamental para facilitar a entrada do recém-formado no mercadode trabalho. Como explica o presidente do CRMV-SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves.
— Muitas vezes os alunos, o estudante, ele não abre as portas necessárias para o mercado de trabalho. Ele se preocupa muito com o estudo muito com o aperfeiçoamento técnico e fica carente da atuação no mercado de trabalho, de se colocar nesse mercado — afirma.
Fisioterapia é um dos mais disputados em Araranguá
No campus de Araranguá, o curso mais procurado em 2019 foi o de Fisioterapia, que tem duração mínima de 5 anos. A UFSC ofereceu 42 vagas para 180 inscritos. Uma média de 4.29 candidatos por vaga.
Continua depois da publicidade
> Confira 10 temas de história que mais caem no Enem e no vestibular
Durante a pandemia, uma especialidade respiratória da fisioterapia foi descoberta pela população em geral. Fernando Milanez atua nessa área no Centro de Reabilitação Cardiopulmonar de Criciúma, feito exclusivamente para atender pacientes com sequelas da Covid-19.
— Nós temos dois principais objetivos: o primeiro é restabelecer a função pulmonar e promover o fortalecimento. Fazer com que o paciente respire bem — diz.
Química é o mais procurado da UFSC em Blumenau
Em Blumenau, o curso mais procurado na UFSC no último vestibular, em 2019, foi o de Química. Na época, a universidade disponibilizou 35 vagas para 43 candidatos, ou seja, 1,23 candidato por vaga. No Vale do Itajaí, a alta procura está ligada com uma necessidade do mercado.
> Conheça a técnica das cores para melhorar sua redação no Enem
— O curso de bacharelado surgiu de uma demanda regional. Muitas empresas buscavam por esse profissional da Química. Então a gente optou por propor esse curso e ofertar esse profissional para o mercado de trabalho — explica o coordenador do curso, Alberto Muxel.
Além das 50 vagas para o bacharelado, o candidato também pode optar por outras 50 vagas da licenciatura para atuar como pesquisador.
Continua depois da publicidade
*Com informações do g1 SC.
Leia também
Novo ensino médio tem desafio de não aprofundar as desigualdades