As provas do Vestibular Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) ocorrem neste sábado (7), domingo (8) e segunda-feira (9), em Florianópolis e mais 27 cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. São 25,6 mil candidatos.
Continua depois da publicidade
Vestibulandos que chegam a Florianópolis de ônibus dispõem de um ponto de informações no Terminal Rodoviário Rita Maria. Outro local de atendimento foi instalado no Terminal de Integração do Centro (Ticen). Há ainda oito pontos no entorno do campus da UFSC.
As provas irão ocorrer das 14h às 18h; porém, os portões de acesso estarão abertos somente das 13h às 13h45min. Ao entrar no setor de aplicação das provas, o vestibulando deve se dirigir imediatamente à sala em que está alocado.
O candidato que chegar após as 13h45min não poderá entrar, independentemente dos motivos alegados. Portanto, a dica é conhecer o trajeto do local da prova previamente.
— Se o candidato sair um pouco mais cedo, chegará mais tranquilo ao local de prova — recomenda a presidente da Comissão Permanente do Vestibular, Maria José Baldessar.
Continua depois da publicidade
Ouça a entrevista ao Notícia na Manhã deste sábado, com orientações importantes aos candidatos e seus familiares:
Para ter acesso à sala, são necessárias a apresentação do documento de identidade informado no requerimento de inscrição e a confirmação de inscrição definitiva. Aquele que não possuir o documento original da identidade – por motivo de perda, roubo ou extravio – deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido por autoridade policial competente, expedido há, no máximo, 90 dias. Neste caso, o candidato será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, assinatura e impressão digital em formulário próprio. A identificação especial também será exigida quando o documento apresentar dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portado
Maria José reforça a proibição de uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, controle remoto, chave eletrônica de veículos, calculadora, tablet e pen drive. Também não são permitidos: relógios, fones de ouvidos, acessórios para serem usados na cabeça, como chapéus e gorros e turbantes, óculos escuros e material didático.
As provas deste sábado são de primeira língua, segunda língua, matemática e biologia. No domingo, ciências humanas e sociais, física e química; e na segunda-feira, redação e quatro questões discursivas.
Continua depois da publicidade
Medicina é, mais uma vez o curso mais concorrido: são mais de 80 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Direito, Engenharia e áreas sociais como História e Geografia.