Esse definitivamente é o ano das mulheres nos vestibulares catarinenses. O exame da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terminou às 18h desta segunda-feira, depois de três dias de maratona, e tanto estudantes quanto professores de pré-vestibulares se impressionaram com a quantidade de referências a questões de gênero, mulheres no mercado de trabalho, à noção de “feminilidade” na sociedade e aos livros que discutiam o mesmo assunto.

Continua depois da publicidade

O gabarito e as provas devem ser divulgados pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) a partir das 20h dessa sexta-feira, mas os resultados já estão sendo discutidos informalmente a partir de relatos de vestibulandos. Como explica a professora Regina Brasil, do COC Floripa, a temática das mulheres apareceu com tanta relevância que até mesmo a prova de Matemática trazia uma questão discutindo as obras.

– As questões de Gramática foram, em sua maioria, baseadas principalmente nas obras selecionadas. A temática “mulher” – quase um eixo temático do Vestibular 2014 – foi bem trabalhada sob vários aspectos, em quase todas as disciplinas.

Desde o meio do ano, professores de cursinhos já fazem suas apostas nessa mesma linha. Como explica o professor de redação Walter Maldonado, do Energia do Curso Mais, não há espanto no fato da Universidade ter focado num tema “manjado”.

Continua depois da publicidade

– Cada vez mais, os vestibulares estão tentando cobrar dos estudantes uma capacidade de relacionar assuntos diversos. A redação é bem baseada nos livros, mas não bastava ler, tinha que ter uma análise crítica sobre o contexto das obras.

Dois dos três temas da redação discutiam o tema

A redação da UFSC também seguiu a mesma linha. O tema já havia sido trazido pelo vestibular da Udesc, em 10 de novembro, quando uma das três propostas pedia para que o estudante falasse sobre a “multimulher” contemporãnea.

Como explica Otávio Auler, coordenador e professor do pré-vestibular Pró Universidade, uma série de fatores (livros selecionados, primeira presidente mulher, reitora eleita na UFSC) levou os especialistas a apostar no assunto como um dos mais prováveis para as provas.

Continua depois da publicidade

– O vestibular da UFSC costuma ser bem voltado a questões sociais, e esse ano o tema das mulheres estava em alta.

Na UFSC, duas das três propostas foram eram voltadas às mulheres: a importância da Língua Portuguesa ao redor do mundo, o papel da mulher no mercado de trabalho, e uma análise de alguns trechos de obras selecionadas para o vestibular que discutiam o mundo feminino.

O exame foi aplicado em 23 cidades de SC. Até domingo, 5.674 candidatos inscritos haviam desistido de fazer as provas, representando 16,67% de 34 mil inscritos.

Continua depois da publicidade

:: Confira os temas da redação do Vestibular UFSC 2014:

? Tema 1: a importância da Língua Portuguesa ao redor do mundo

Com a aproximação de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, a prova da UFSC resolveu discutir o papel da Língua Portuguesa no mundo, fazendo referência também a outros países que usam o idioma, como Moçambique e Angola.

? Tema 2: a mulher no mercado de trabalho

A prova trazia vários trazia cinco textos ou citações, que serviam tanto para a segunda quanto a terceira proposta. Esta opção pedia que o candidato relatasse de que forma um ou mais perfis femininos dos textos de apoio desafiavam o comportamento masculino na atualidade. O estudante deveria ter uma visão ampla sobre as questões de gênero para se dar bem no texto.

? Tema 3: a mulher retratada nos livros indicados para o vestibular

Como acontece todo ano, uma das propostas girava em cima dos livros cobrados para o Vestibular da UFSC. Seguindo a linha do resto da prova, o exame juntou trechos de obras que tratam da temática “mulher” e pediu que os candidatos bolassem novos desfechos de uma das personagens citadas.

Continua depois da publicidade