A Universidade Federal de Santa Catarina anunciou nesta sexta-feira mudanças no Vestibular 2018, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017. As principais mudanças são referentes às provas, aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação.
Continua depois da publicidade
Quanto às provas, as de História e Geografia serão substituídas pela prova de Ciências Humanas e Sociais com 20 questões, que abordarão as seguintes disciplinas: sete questões de História, sete de Geografia, duas de Filosofia, duas de Sociologia e duas interdisciplinares envolvendo duas ou mais dessas áreas.
As disciplinas de Filosofia e Sociologia são atualmente obrigatórias no Ensino Médio, bem como fazem parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sendo assim, a UFSC justifica ser pertinente a inclusão dessas disciplinas nas provas do Vestibular. As demais provas, bem como a redação e as questões discursivas, permanecem iguais.
Também haverá mudança em relação aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação (pontos de corte). Um exemplo são os cursos da área tecnológica, para os quais se estabeleceu nota mínima 2 e peso 3 e 2, respectivamente, para as disciplinas de Matemática e Física. Segundo a universidade, as modificações “têm como objetivo valorizar as habilidades do candidato nas disciplinas que fornecem a base de conhecimento para o curso e estabelecer um nível razoável de conhecimento em cada área, considerando o necessário para que o aluno seja capaz de acompanhar as disciplinas que compõem a grade curricular do curso”.
Confira o Resumo das alterações para o Vestibular UFSC 2018.
Continua depois da publicidade