Em tempos globalizados como o que vivemos, um acontecimento do outro lado do mundo vira uma notícia no Brasil em questão de minutos. Tem se tornado cada vez mais difícil acompanhar todos os fatos que a mídia destaca, e para o vestibulando o trabalho é ainda maior – afinal, como identificar, entender e lembrar as notícias que guiam os rumos de nossa realidade ao longo do ano?

Continua depois da publicidade

Para facilitar a vida de quem está entrando nesta fase, o Diário Catarinense volta a destacar as matérias mais relevantes para os vestibulandos. Você poderá localizar os assuntos marcados com o selo “Aposte Nesta!” nas notícias publicadas pelo DC a partir desta semana. Quando você encontrar a marcação na edição impressa ou no Diario.com, estude-os, porque o tema é quente. O alerta pode estar em qualquer editoria do jornal.

O incêndio químico em São Francisco no fim do ano passado ganhou muito destaque em jornais do país inteiro, mas o calendário da UFSC impediu que o assunto caísse no último vestibular. Os julgamentos do Mensalão do PT, os protestos que agitam o Brasil desde o ano passado, o verão mais quente em décadas, a Copa do Mundo – tudo pode virar questão de prova, e a missão do vestibulando é entender como organizar esse material sem se perder.

Não caia na ilusão de que a decoreba ainda é o suficiente para se dar bem nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje, saber contextualizar um assunto tornou-se uma das principais exigências em exames como o da UFSC e o da Udesc. Por isso, procure saber mais sobre todos os assuntos pautados pelas discussões públicas, pela imprensa e pelas redes sociais.

Continua depois da publicidade