As ruas centrais de Blumenau ficaram movimentadas neste sábado. Muita gente deixou para comprar o presente para o Dia das Mães na última hora. Por causa do Super Sábado, a rua XV de Novembro fica com o trânsito interrompido para o fluxo de veículos das 13h às 19h, da loja Flamingo até a rua Doutor Amadeu da Luz.
Continua depois da publicidade
No Super Sábado, além das lojas permanecerem abertas até às 17h, outras atrações estão disponíveis para quem passar pela Rua XV de Novembro, como atividades esportivas e culturais. A comissão do movimento internacional Maio Amarelo esteve presente com ações de conscientização sobre o trânsito. O Seterb, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTrans), também entregou flyers e cartilhas da campanha para um trânsito mais humano.
Até o cãozinho Sheep, ator principal da campanha para um trânsito mais humano, lançada no último dia 5 pelo Seterb, marcou presença na rua XV de Novembro. Ele chamou a atenção da Letícia Andregtoni, de 6 anos, que fez questão de atravessar a faixa de pedestres junto com ele. Para a mãe dela, Sivlana Adregtoni, a iniciativa de um cachorro estar na campanha conscientiza principalmente os pequenos:
– Acho que as pessoas começam a prestar mais atenção no trânsito e consequentemente ficam mais conscientes da importância de atravessar na faixa de pedestres. O cãozinho acaba influenciando as crianças também, que aprendem desde cedo.
Além dessas atrações, voluntários da Campanha Maio Amarelo passaram pelos bares da região central da cidade. Eles fizeram blitze com bafômetros descartáveis e entregaram edições do Código de Trânsito Brasileiro. Para a coordenadora da Campanha Maio Amarelo de SC, Márcia Pontes, a iniciativa mostrou para quem estava em bares e consumindo bebidas alcoólicas a importância de não dirigir:
Continua depois da publicidade
– De todos os testes que fizemos até agora, apenas um deu negativo. Ou seja, a maioria de todo mundo que está neste bar não vai poder voltar pra casa dirigindo – comentou a coordenadora que parabenizou a única pessoa que não havia bebido.