Verão é a época em que os esportes ao ar livre ficam mais em alta. Se tem uma prática que tem tudo a ver com a estação e está bombando em Santa Catarina é o beach tennis. Praticada na praia, esta modalidade vem ganhando adeptos ano a ano, de crianças a idosos.
Continua depois da publicidade
O professor de beach tennis Felipe Alencastro explica que o esporte é divertido e muito mais fácil que o tennis convencional. Poder praticar na praia, com roupa de banho, traz um despojamento e refresco a mais.
A pontuação é a mesma do tênis. Uma diferença é que há menos movimentos elaborados. Além disso, o saque também é livre, o que facilita ainda mais.
Outra vantagem é o menor impacto para as articulações, pela prática na areia fofa.
Continua depois da publicidade
O sucesso do beach tennis tem sido tanto que em algumas praias de Florianópolis as associações de moradores conseguiram a manutenção de redes fixas em alguns pontos. É o caso de Jurerê e da Joaquina.
Quem já conhece o esporte pode apenas chegar em uma das quadras e esperar sua vez. Para quem quer aprender há instrutores que cobram por aula. Felipe, por exemplo, dá aulas nas duas praias (R$ 25 uma hora).
A maior parte dos alunos chega até ele por indicação de outros. Mas o professor há quatro anos mantém uma página no facebook e uma conta no Instagram para quem deseja entrar em contato (aulas de beach tennis e aulas-beachtennis, respectivamente)
Continua depois da publicidade
Frescobol, 70 anos
Quem não tem a mínima afinidade com raquetes pode começar treinando no quintal de casa. É necessário apenas uma dupla. O frescobol, tão comum nas praias, exige menos espaço que o beach tennis e parte basicamente do mesmo princípio.
O esporte, que neste mês completou 70 anos, não é jogado com rede e os participantes podem ficar à distância que escolherem um do outro. Em Florianópolis o frescobol é praticado principalmente nas areias do Riozinho, no sul da Ilha.
Principais diferenças
Na quadra
? Preste atenção nos tênis: prefira os de abertura mais baixa para não interferir no movimento dos tornozelos.
Continua depois da publicidade
? Apesar de o objetivo principal ser devolver a bolinha com a raquete, os membros inferiores são extremamente exigidos, então capriche no condicionamento físico e no fortalecimento das articulações.
? Para iniciantes ou jogadores com mais idade, jogar em duplas é uma forma de diminuir um pouco a exigência física do esporte.
Na praia
? Os reflexos são mais exigidos, já que a quadra é menor e a bola não pode tocar no chão.
? A quadra é menor, mas devido à diferença de piso, são exigidos outros conjuntos musculares, então o esforço aumenta.
Continua depois da publicidade
? As raquetes são menores e podem ser de madeira. São mais leves, o que facilita para quem não está acostumado com o tênis tradicional.