A Câmara de Vereadores de Florianópolis vota nesta segunda-feira o projeto que torna lei um plano de metas para o prefeito da Capital, conforme sugestão do Movimento Floripa Te Quero Bem. A proposta é de autoria do vereador Cesar Faria e acrescenta dispositivo à Lei Orgânica do Município de Florianópolis, instituindo a obrigatoriedade na elaboração e cumprimento do Programa de Metas do Poder Executivo.

Continua depois da publicidade

Em março deste ano, o prefeito César Souza Júnior recebeu uma representação do Movimento Floripa Te Quero Bem. O grupo, com a participação do Padre Vilson Groh, Alice Kuerten e do vice-presidente do grupo RBS, Eduardo Smith, propôs a ampliação da parceria entre a prefeitura e a entidade.

O prefeito se mostrou favorável. Na visão dos representantes do Movimento, a definição das ações prioritárias para a construção de uma agenda positiva para a cidade deve se basear exclusivamente em critérios de base científica. Para tanto, a entidade se utiliza de indicadores obtidos dentro desta lógica.

Nascido a partir de uma declaração dada pelo tenista Guga Kuerten sobre os problemas da capital catarinense, no final de 2011, o Movimento Floripa Te Quero Bem tem coordenação de um comitê formado por 38 entidades representativas dos mais diversos setores da sociedade civil organizada. O prefeito Cesar Souza Junior (PSD) assinou o documento Desafios de Florianópolis – Subsídios para a Elaboração do Plano de Metas.

Continua depois da publicidade

O texto estipula que o prefeito deve governar pensando em quatro pontos. As metas foram propostas pelo movimento Floripa Te Quero Bem. O primeiro compromisso é de uma gestão pública que leve em conta os indicadores levantados pela rede. Com esses dados, é possível criar um plano de metas e prestar contas à comunidade, previsto na emenda. Foram quatro meses de discussões sobre as necessidades de Florianópolis e contou com a colaboração de 60 especialistas e representantes de entidades.

O texto apresentou 19 desafios e mais de cem projetos existentes na Capital, outros estados e países, discutidos em reuniões do movimento que aconteceram no primeiro semestre do ano marcado pelas eleições municipais. A saúde foi apontada como uma das principais prioridades para a capital. A avaliação é de que setor deve ser abordado de forma preventiva.

Estudiosos afirmam que entre os principais desafios está a redução de mortes por doenças crônicas, como diabetes, câncer e hipertensão. Males que podem ser evitados ou pelo menos atenuados, ao se optar por um estilo de vida saudável, com acompanhamento médico de prevenção, prestado pelos postos de saúde. As outras áreas incluídas no Floripa Te Quero Bem são educação, segurança, mobilidade urbana e planejamento.

Continua depois da publicidade