A Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul rejeitou, nesta terça-feira à noite, por quatro votos a dois, a moção apresentada por Salvador Luiz Gomes, o Dodô (PMDB), que pedia a proibição de instalação de um novo porto na Praia do Forte.
Continua depois da publicidade
Votaram contra o projeto os vereadores Edson Luiz Duarte (PSD), Odair José de Carvalho (PSD), Álvaro José Siebers (PPS) e Wilson Ledoux Batista, o Tuta (PP). A favor ficaram o autor da moção, o vereador Dodô, e também Dorlei João Antunes (PPS).
O projeto elaborado pela WorldPort Empreeendimentos Portuários prevê investimentos de mais de R$ 3 bilhões em uma área de aproximadamente 1,46 milhão de metros quadrados. O projeto ainda está sob análise da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a liberação ou não das licenças ainda não tem prazo para ocorrer.
Os moradores contrários ao projeto do novo porto, que acompanhavam a sessão, protestaram em frente ao prédio da Câmara após a decisão. Viaturas da Polícia Militar permaneceram no local para dar segurança aos vereadores.
Durante a sessão, a colônia de pescadores Z-02, uma das que atingidas pela instalação do novo porto, se manifestou, por meio de um ofício, que não se opõe a instalação de qualquer empreendimento portuário. Nele, o presidente Antônio Pedro de Oliveira destaca que “a entidade está acompanhando os procedimentos legais relacionado aos empreendimentos e está garantindo que os direitos dos pescadores profissionais artesanais sejam resguardados e garantidos na forma da lei”.
Continua depois da publicidade
A entidade ressalta ainda que se “opõe a qualquer manifestação feita em seu nome que não tenha passado por discussões e/ou aprovações da diretoria.”