Em 2013, os legisladores calouros provavelmente terão condições de aterrissar nos plenários da região com, pelo menos, um conhecimento base para começar a exercer o mandato, enquanto os veteranos poderão voltar a atividade com mais preparo.

Continua depois da publicidade

Isso porque, a Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes, da Avevi, promoveu gratuitamente, nesta quarta, um curso de iniciação na atividade legislativa para os parlamentares e primeiros suplentes eleitos.

Dos 90 convidados, 70 confirmaram presença. Com um ciclo de palestras durante o dia todo, o evento ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). Um dos palestrantes foi Francisco Biondo, da Secretaria Especial do Interlegis, do Senado Federal, que participa de eventos como esse por todo o país.

Ele falou sobre regras e normas que determinam o comportamento do vereador, em cerimonias, como por exemplo, a posse dos parlamentares, que deve seguir o rito conforme está previsto na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno.

Continua depois da publicidade

Para a presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina, Adiles Maria Rampi Bregalda, que acompanhou o evento, é a partir de agora que os eleitos começam a cair na realidade. Ela nota que a maioria ainda se lança na política sem saber a diferença entre as funções do Executivo e do Legislativo. Mas, Adiles acredita que com essas formações, futuramente, a sociedade terá políticos mais qualificados.

– A própria população passará a ter essa exigência, assim como é cobrado hoje o ensino fundamental, médio e superior para demais áreas e profissões.

Responsável pela estrutura da programação do evento, o diretor da escola da Avevi, Francisco Schork, buscou reunir em único curso as informações necessárias para que os eleitos tenham condições de iniciarem o mandato sabendo o básico para exercer o mandato. Segundo ele, essa foi a primeira capacitação de muitas que os eleitos terão.

Continua depois da publicidade

– A formação política terá continuação. A intenção é realizar a cada três meses um curso, trabalhando algum tema sugerido pelos próprios vereadores.