A Câmara de Vereadores de Florianópolis decidiu nesta terça-feira pela mudança de zoneamento na Capital. As galerias estavam praticamente vazias durante a votação, antecipada de quarta-feira para terça-feira. A remarcação foi aprovada depois das 20h e a sessão começou cerca de 40 minutos depois.
Continua depois da publicidade
Durante oito anos discutindo e sem aprovar um novo Plano Diretor, e a menos de dois meses do fim da atual gestão, a Câmara de Vereadores votou o zoneamento de nove regiões de Florianópolis. Seis projetos de lei foram aprovados, dois rejeitados e um será reanalisado.
O projeto que permite construções de até quatro andares na Vargem Grande, Norte da Ilha, foi aprovado em votação unânime. Outro projeto aprovado, mesmo com parecer contrário do Instituto do Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e da Fundação do Meio Ambiente (Floram), foi o que permite a construção de quatro andares de obras do Minha Casa, Minha Vida, no Campeche, Sul da Ilha.
Vice-prefeito eleito defende áreas de preservação
Continua depois da publicidade
O vice-prefeito eleito e atual vereador João Amin (PP) defendeu que as alterações deveriam ser discutidas no novo Plano Diretor.
– Votei a favor de projetos mais restritivos, que preservam o meio ambiente. Quanto mais áreas de preservação permanente existirem, melhor.
A antecipação da votação foi criticada por vereadores, como por exemplo, Ricardo Vieira (PCdoB).
– É um erro. Na primeira vez, causou uma resposta negativa da cidade.
Veja as mudanças no zoneamento de Florianópolis
:::Campeche. Aprovado
Transforma uma Área Residencial Exclusiva e de Serviço Mista em Área Residencial Predominante (prédio com até quatro pavimentos). Terá que ser obra de interesse social.
Continua depois da publicidade
:::Centro. Aprovado
Transforma parte do aterro da Baía Sul em Área de Interesse Institucional para a Delegacia de Trânsito. Entre o CentroSul e a Estação de Tratamento é uma Área Verde de Lazer (AVL).
:::Pântano do Sul. Aprovado
Propõe o surgimento do Parque Balneário dos Açores no Pântano do Sul, hoje área da Praça dos Cristais.
:::Vargem Grande. Aprovado
Área Residencial Exclusiva Predominante, na Vargem Grande, permite construção de até quatro pavimentos. Deve ser contemplado com projetos tipo Minha Casa, Minha Vida. Ou de quatro andares.
Continua depois da publicidade
:::Jardim Atlântico. Aprovado
Área residencial predominante será transformada em área residencial predominante 0-5, AVL e ACI (Área Comunitária Institucional).
:::Ingleses. Aprovado
Manutenção de campo de futebol existe na localidade de Capivari.
:::Cacupé/Santo A. de Lisboa. Volta para análise
Abolido o limite de dois pavimentos.
:::Florianópolis. Reprovado
Incentivos à construção de shoppings.
:::Saco Grande. Reprovado
Transforma a região da Pedra da Lista, hoje Área de Proteção Permanente (APP),em Área Verde de Lazer (AVL).