Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, farão, pela primeira vez em sua história, uma audiência pública aberta para toda a comunidade. Os jovens irão discutir sobre a atuação de psicólogos dentro das unidades de ensino do município.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O evento ocorre nesta quarta-feira (28), a partir das 14h, no plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá. A audiência também será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no Youtube.

Tradicional coral do Norte de SC inicia turnê pelo Estado para comemorar 50 anos

O foco central do debate será a saúde mental e emocional dos estudantes e a carência de psicólogos nas instituições de ensino. O requerimento para a realização da audiência foi proposto pela vereadora mirim Alícia Clara Dauer, que enfatizou, durante a defesa da iniciativa, que muitos jovens enfrentam desafios que podem impactar diretamente na sua saúde psicológica. Problemas como ansiedade, depressão, bullying, discriminação e dificuldades de aprendizagem estão cada vez mais frequentes e requerem atenção especializada, acredita a vereadora mirim.

Continua depois da publicidade

O requerimento ainda faz referência à Lei Federal nº 13.935/2019, que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais nas redes públicas de educação básica. A legislação reforça a necessidade de uma abordagem integral para a saúde mental dos estudantes, algo que a audiência pública em Jaraguá pretende aprofundar em seu debate.

Atualmente, as unidades de ensino da rede estadual e municipal em Jaraguá não contam com estes profissionais dentro das escolas, informou a Câmara. Mas há psicólogos nos quadros administrativos.

— Os vereadores mirins estão muito ansiosos. É a primeira vez na história da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul que haverá a realização de uma audiência pública. O tema é muito presente no dia a dia dos estudantes, então todos estão bastante preparados para este debate — observou o coordenador do Programa Câmara Mirim, Joel Luis Correa.

Como vai funcionar

A audiência pública da Câmara Mirim funcionará da mesma forma e com a mesma importância de uma audiência realizada pela Câmara de Vereadores normal. A mesa de debate será formada por um representante da rede de ensino municipal; um representante do ensino estadual; uma pessoa do Conselho Tutelar e um representante de uma escola privada que possui em seu quadro o profissional da área da Psicologia.

Continua depois da publicidade

Cada órgão e entidade terá o tempo de 10 minutos para apresentar o seu trabalho, ações ou defesa. Os vereadores mirins poderão realizar perguntas aos componentes da mesa, assim como os participantes da audiência, por ordem de inscrição.

Câmara Mirim é referência

Jaraguá do Sul conta com 11 vereadores mirins – o mesmo número de vereadores adultos. O trabalho na cidade do Norte de Santa Catarina com os jovens de escolas municipais, estaduais e da rede privada é uma referência. Esta já é a quinta vez que a Câmara de Jaraguá é selecionada para participar das ações do Plenarinho em Brasília, onde eles atuam como “deputados mirins” por um dia.

Em 2023, através de uma indicação de um vereador mirim, inclusive, o município recebeu através de uma emenda parlamentar um investimento de R$ 1 milhão para a construção de uma praça de lazer entre os bairros Santo Antônio e Três Rios do Sul.

Veja fotos dos Vereadores Mirins

Continua depois da publicidade

Serviço

O quê: Audiência Pública Mirim sobre atuação de psicólogos nas escolas
Quando: 28 de agosto (quarta-feira), às 14h
Onde: Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, na Rua dos Imigrantes, n° 500, bloco K, bairro Rau. Ou pela TV Câmara no Youtube.

Leia mais

Operação Oxigênio Puro: empresa de Chapecó é investigada por adulteração de produtos

Multinacional de Joinville abre vagas para programa de estágio

Tradicional coral do Norte de SC inicia turnê pelo Estado para comemorar 50 anos