A nomeação de três petistas para cargos de segundo escalão no governo Udo Döhler serviu como estopim para que os vereadores do PMDB de Joinville mostrassem o descontentamento com o prefeito. Irritados por não estarem conseguindo emplacar nenhuma nomeação, os parlamentares não escondem mais sua insatisfação com o que consideram nomeações sem sentido.
Continua depois da publicidade
Agora, articulam para pedir a exoneração de Renato Godinho, integrante do diretório municipal do PT, que foi nomeado para a diretoria executiva do Ittran; Jorge Nemer, gerente do Procon; e Maria Raquel Migliorini, diretora-executiva da Fundema.
Os três apoiaram a campanha de Carlito Merss (PT) na tentativa da reeleição e no segundo turno seguiram a orientação partidária e estiveram ao lado de Kennedy Nunes (PSD).
A bancada de vereadores peemedebistas deve fazer o pedido a Udo na reunião que terão em breve. A sigla quer promover um encontro entre governo e partido, na Prefeitura, e depois, outra reunião com o presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves.
Continua depois da publicidade
– A nomeação desses petistas pegou o partido de surpresa. A bancada e o partido irão se mobilizar para cobrar que outra pessoa, do PMDB, seja nomeada -, diz o vereador Cláudio Aragão, líder do partido na Câmara de Vereadores.
Da mesma forma, Rodrigo Fachini (PMDB), líder do governo no Legislativo, também critica as escolhas.
– Não entendemos qual é o critério usado. Aqueles que trabalharam contra estão entrando. Não sabemos o que fazer, mas vamos externar nosso descontentamento.
As críticas às nomeações do prefeito estão diretamente ligadas à dificuldade com que os parlamentares vem encontrando em conseguir emplacar nomeações para os cargos que pretendem. Maurício Soares (PMDB) também reclama das escolhas feitas.
Continua depois da publicidade
– Queremos alguém do PMDB lá. Não dá pra ser alguém que batalhou contra nós agressivamente -, fala.
João Carlos Gonçalves preferiu não comentar o assunto.
Presidente do PMDB de Joinville, Cleonir Branco, quer conversar com o prefeito para buscar entender qual critério está sendo usado para as nomeações.
– Alguns nomes tem causado estranheza. Também oferecemos bons técnicos, logo, queremos saber o que levou a nomes de outros partidos estarem nos cargos -, diz
Continua depois da publicidade
Udo Döhler desconhece insatisfação
Para o prefeito Udo Döhler, o descontentamento expressado pelos vereadores é novidade. Segundo ele, os parlamentares não teriam motivo para estar irritados com as indicações, já que aprovaram, na quarta, a reforma administrativa.
– Não percebo esse grau de insatisfação. Não estamos fazendo nomeações pensando no partido e sim levando em conta o caráter técnico, a lisura do profissional, o histórico e dando prioridade para quem é servidor de carreira -, esclarece.
Todos os petistas nomeados são servidores de carreira.
Diante das reclamações, o prefeito diz que passará a ouvir as indicações feitas pelos vereadores quando forem escolhidos os secretários das subprefeituras – Sidney Sabel (PP) já foi escolhido para estar a frente da estrutura de Pirabeiraba.
Continua depois da publicidade
– Terminando esses ajustes no orçamento, com o corte de estruturas, nós iremos ouvir as indicações de vereadores. Mas não só deles. Também consideraremos os nomes dos participantes do governo -, fala

