A Câmara de Vereadores de São José apresentou um pedido à prefeitura para que os professores sejam incluídos nos grupos prioritários da vacinação contra covid-19 e passem por testes de coronavírus antes do início do ano letivo.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao Notícia na Manhã desta quinta-feira (4), a presidente da câmara, a vereadora Méri Hang (PSD) afirmou que a exposição dos educadores ao vírus é semelhante, em certa medida, a dos profissionais de saúde.
– Ele (professor) vai ter contato direto com as crianças e elas com suas famílias. Muitos alunos convivem diariamente com seus avós ou outras pessoas de mais idade. Essa é a nossa preocupação. Nós também temos educadores que já têm mais idade, comorbidade, por isso fomos levar esse pedido à secretária de educação e à secretária de saúde – explicou Hang.
São José aderiu ao plano nacional de vacinação, portanto, o primeiro grupo a ser atendido é formado por profissionais da saúde, idosos residentes em casas de repouso. Depois, a terceira idade em geral, a partir de 75 anos. Os municípios podem elaborar seus planos de imunização e o pedido da câmara é para que os professores sejam incluídos na vacinação quando chegarem os novos lotes de imunizantes.
Continua depois da publicidade
A solicitação foi feita na tarde da última terça-feira (2) durante um encontro de Méri Hang com as secretárias municipais de educação, Lilian Sandin Boeing, e de saúde, Sinara Regina Simioni.
– Não tivemos essa resposta ainda, mas é um pedido da câmara. Vimos que as duas secretarias têm muita simpatia pela demanda e assim que tiverem mais informações devem dar um retorno. Pretendemos também tentar um contato com o secretário de Estado da saúde para tratar do assunto – comentou Hang.
> Vacina contra a Covid-19: quem pode ou não tomar
>Segunda dose da vacina Coronavac é enviada às cidades de Santa Catarina
A presidente da câmara de vereadores enfatizou que a maioria das crianças tem se mostrado assintomática quando infectada com o coronavírus, o que aumenta o risco dos educadores nesse contato em sala de aula.
A CBN Diário questionou a prefeitura sobre as perspectivas para a demanda dos parlamentares, mas não teve retornou até a publicação desta reportagem.
Continua depois da publicidade
Ouça a entrevista:
Vacinação em SC
Em Santa Catarina, 70,5 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19, segundo balanço parcial divulgado a terça-feira (2) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), da Secretaria de Estado de Saúde.
A segunda dose da vacina contra o coronavírus da empresa Sinovac/Butantan começou a ser distribuída às cidades de Santa Catarina na terça-feira (2). Os imunizantes – 71.049 doses – estão sendo enviados às 17 unidades de Vigilância Epidemiológica descentralizadas, que repassam aos municípios o material.
>Começa pré-cadastro para vacinação de idosos contra o coronavírus em SC
> Mais de 2,4 milhões já receberam uma dose da vacina contra a Covid no Brasil
As doses devem ser usadas para completar o ciclo de imunização daqueless que já receberam a primeira dose. As duas aplicações são necessárias, com intervalo de 15 dias entre elas, para que façam o efeito esperado.
A Dive solicitou às prefeituras a criação de um pré-cadastro para a vacinação contra a covid-19 de idosos com idade entre 85 e 90 anos. O levantamento serve para agilizar o processo de imunização quando mais doses chegarem ao estado. Em Florianópolis, 14 mil pessoas com mais de 75 anos já estão cadastradas.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Vacina da Covid em Florianópolis: locais, seringas, freezers e o que se sabe até agora
Ministério da Saúde recomenda evitar viagens a locais com maior incidência de nova variante da Covid
Pacientes de Manaus que vieram a SC tratar Covid-19 começam a receber alta
Eficácia da vacina Sputnik contra Covid-19 é “boa notícia”, diz Anvisa