Os moradores de São José querem entender a razão de vagas da Zona Azul terem sido pintadas em locais como uma rampa de acesso usada por cadeirantes e na frente de garagens de residências. Essas dúvidas foram enviadas à câmara de vereadores, conforme o presidente da Casa Michel Schlemper.

Continua depois da publicidade

Desde 20 de maio, as vagas estão sendo demarcadas nos bairros Kobrasol e Campinas e a previsão é de que o sistema comece a operar na próxima segunda-feira (10) de forma experimental e gratuita.

Na sessão dessa terça-feira (4), os vereadores decidiram convidar nos próximos dias a secretária de Segurança e Trânsito Andréa Pacheco para apresentar a posição oficial da prefeitura a respeito do tema.

Comunicação

Para o presidente da câmara Michel Schlemper, a administração do município ainda precisa divulgar os critérios usados para definir os locais para demarcação das vagas da zona azul.

Continua depois da publicidade

– Em especial em Kobrasol e Campinas onde os imóveis não têm o afastamento (espaço reservado para o carro estacionar na rua) estabelecido na norma, de 5,5 metros. A prefeitura pintou vagas da Zona Azul na frente desses locais, pegando os comerciantes de surpresa. Eles ficaram sem entender. A prefeitura está correta, mas talvez precisaria de uma comunicação mais efetiva nesse sentido. Houve alguns casos em que pintaram em frente a rampa de acesso de cadeirante ou diante de garagem. Queremos receber essa posição da prefeitura para informar aos moradores quando nos questionarem – explicou Schlemper.

Correção de irregularidades

De acordo com a secretária de segurança e trânsito Andréa Pacheco, a demarcação das vagas da Zona Azul é baseada no plano diretor do município e os equívocos na definição das áreas serão corrigidos ao longo do processo.

– A gente tem que lembrar que Kobrasol era bastante residencial quando foi criado e ali não tem o recuo necessário, de 7 metros, tem menos, e os carros estacionam sobre a calçada. Nós vamos devolver o espaço para o pedestre e colocar a vaga na via. Sobre o problema de pintar a vaga em frente a garagem, etc, a gente precisa entender que o processo é longo. Então, na medida em que a gente vai identificando os equívocos vai consertando – disse.

A respeito do questionamento dos vereadores quanto à falta de divulgação sobre os critérios para instalar a Zona Azul, Andréa Pacheco disse que os moradores sabem que é irregular estacionar sobre a calçada. Ela informou ainda que duas audiências públicas foram realizadas para que a população tirasse dúvidas antes da instalação da Zona Azul.

Continua depois da publicidade

Implantação

A implantação do sistema ocorre em cinco etapas, as três primeiras são nos bairros Kobrasol e Campinas. Na sequência, devem ter vagas demarcadas Barreiros e Floresta e por último Forquilhinhas e Centro Histórico.

A Zona Azul começa a funcionar na próxima segunda, na primeira semana de forma experimental e gratuita. Nesse período, os moradores poderão tirar dúvidas, receber orientações da Guarda Municipal e baixar o aplicativo zona azul São José sem custo.

Condutores de automóveis, caminhonetes, camionetas e similares vão pagar R$2,50 para estacionar pelo período de uma hora. Já o valor por vaga de ciclomotores, motocicletas, motonetas e similares será de R$ 1,25.