O prefeito de Pomerode, Rolf Nicolodelli (PMDB), teve o cargo cassado na madrugada deste sábado pela maioria dos vereadores do município. A sessão extraordinária de julgamento das infrações atribuídas ao prefeito na concessão de benefício econômico a um empresário da cidade se estendeu por mais de 13 horas. Nicolodelli deve recorrer da decisão.
Continua depois da publicidade
A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito na manhã deste sábado, mas ele não atendeu aos telefonemas.
Nicolodelli é apontado como responsável pela concessão do benefício econômico na forma de serviços de limpeza e terraplenagem de um terreno na rua XV de Novembro, bairro Testo Central, com a utilização de máquinas, mão de obra e materiais públicos, fora dos padrões determinados pela lei 1.225/95, que regula a concessão.
Além disso, tanto os relatórios finais da Comissão Parlamentar Processante (CPP) quanto da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), concluída em novembro de 2013 indicaram possíveis crimes ambientais na obra e até suposta falsificação de documentos.
Continua depois da publicidade
A sessão teve início às 9h de sexta-feira, mas logo foram apresentados dois requerimentos por vereadores correligionários do prefeito para que a sessão fosse adiada. Os documentos foram discutidos e rejeitados e na sequência foi iniciada a leitura do processo, às 10h45min, e paralisada para o almoço às 12h05min. A sessão foi retomada às 13h e apenas no período da tarde quatro vereadores se revezaram na tarefa, que foi concluída somente às 21h15min.