As Câmaras de Vereadores de Itajaí e Navegantes marcaram, para o dia 23, uma audiência pública para debater os serviços do ferry boat na região. O encontro acontece de forma conjunta, no plenário da Casa itajaiense, a partir das 19h. Promovido pelas comissões de Obras e Serviços das duas câmaras, a reunião espera reunir representantes do Departamento de Transportes e Terminais de SC (Deter), Marinha, Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí, Empresa de Navegação Santa Catarina (responsável pela travessia) e deputados estaduais, além de outras autoridades.

Continua depois da publicidade

– Queremos algumas respostas às manifestações populares de julho. Só quem precisa do ferry boat diariamente sabe dos problemas, então pontuamos alguns questionamentos no sentido de buscar um melhor serviço – destaca a vereadora Anna Carolina Martins (PRB), vice-presidente da Comissão de Obras de Itajaí.

Uma das discussões que deve ser levantada na audiência é a possibilidade de expandir o passe livre, além de diminuir os preços cobrados na travessia. A ideia é ouvir a opinião dos usuários, detalhar processos, como o repasse mensal do governo do Estado, e dar encaminhamentos legais a possíveis alterações e melhorias no serviço.

Diálogo

Diretor do ferry boat, Diogo Hasse Weidle informa que ainda não houve comunicado oficial sobre a audiência, mas afirma que a empresa deve participar e está sempre aberta ao diálogo com a comunidade.

Continua depois da publicidade

Ele comenta que, em outras reuniões, a Navegação Santa Catarina inclusive se mostrou favorável a ampliar o benefício do passe livre. Já quando o assunto é uma das principais reivindicações, a de reduzir as taxas da travessia, Diogo avalia a situação como mais complicada.

– Diminuir os preços só se parássemos de operar algumas das balsas. O valor que cobramos até está cerca de 25% defasado em relação ao preço de outros produtos, como o óleo diesel – pontua.