O projeto que concedia gratificações de até 50% do valor do salário a vereadores de Florianópolis foi retirado da pauta da sessão desta quarta-feira (11). Não há previsão se a proposta ainda voltará a ser analisada pelos parlamentares neste ano.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A retirada de pauta foi anunciada em plenário pelo vereador Claudinei Marques (Republicanos), vice-presidente da Câmara e que conduziu a começo da sessão, e confirmada pela assessoria da Casa. A equipe da presidência da Câmara informou que a retirada ocorreu para avaliação do projeto.
— Foi decisão da Mesa Diretora, para dar mais tempo para discutir a proposta — afirmou Claudinei Marques à reportagem.
Outra proposta de resolução que estava na pauta desta quarta-feira sugeria aumento na verba de gabinete dos vereadores, elevando valor para pagamento de salários de servidores comissionados para assessoria dos parlamentares. Esta proposta foi aprovada.
Continua depois da publicidade
O projeto que criava gratificações de até 50% do valor dos salários dos vereadores vinha sofrendo críticas da população e de entidades de Florianópolis nos últimos dias. Entidades como a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e outras ligadas ao Floripa Sustentável reagiram à proposta e criticaram o possível aumento.
A proposta havia sido apresentada pela própria Mesa Diretora da Câmara e sugeria a criação de uma gratificação de 30% do valor dos salários para vereadores que exercerem funções administrativas, como cargos na mesa diretora, e de 50% para o presidente da Câmara. No ano passado, a Assembleia Legislativa (Alesc) aprovou medida semelhante com gratificações para os deputados da mesa.
O próximo dia de sessões, previsto para a segunda-feira (16), deve ser destinada especificamente à votação do orçamento da prefeitura para 2025.
Leia também
Gratificação de até 50% para vereadores de Florianópolis gera reação de entidades civis
Vereadores de Florianópolis vão votar gratificação de até 50% nos próprios salários
Depois de 11 anos de obras, Polícia Científica inaugura nova unidade em Florianópolis