A Câmara de Vereadores de Caçador, no Meio-Oeste catarinense, aprovou o aumento de 10 para 13 vereadores na próxima legislatura. A votação teve oito votos favoráveis e apenas dois contrários.

Continua depois da publicidade

A aprovação ocorreu em segundo turno, na sessão de segunda-feira, através da proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal, que previa esta regulamentação. Com cerca de 70 mil habitantes, a cidade poderia ter até 15 vereadores.

Os que votaram favoráveis à emenda destacaram o aumento de representatividade da população através de mais vagas no Legislativo, que pode resultar em benefícios para a cidade. Os dois pareceres contrários foram dos vereadores Rubiano Schmitz e Itacir Fiorese, ambos do PP.

Ao votar contra a mudança, Schmitz pediu maior participação da população nas atividades legislativas e disse que a mudança da Lei deve “motivar também a uma conscientização maior junto à população para que se escolham melhor os seus representantes”.

Continua depois da publicidade

Para o vereador Alcedir Ferlin (PMDB), que foi favorável ao aumento, a população poderia ter participado da discussão e sugerido o número de cadeiras que achava cabível à Câmara. Ele salientou que, se 5% do eleitorado caçadorense tivesse sido mobilizado, uma emenda popular poderia ter entrado em votação.

– Muitas pessoas não conhecem o trâmite legislativo porque não participam. Aprovamos muitas leis importantes e que influenciam diretamente na vida do cidadão, mas a maioria não recebe sugestões por parte da comunidade – disse.

Último a se manifestar sobre o assunto durante a sessão, o vereador Jorge Savi (PSD) lembrou que no ano passado a proposta de 15 vereadores foi rejeitada e precisou voltar à pauta neste ano, porque Caçador não tinha um número de vereadores fixado em Lei.

Continua depois da publicidade