Na contramão do cenário econômico atual, os vereadores de Araranguá aprovaram um aumento de quase 22%, vigente para o próximo ano. A proposta ainda tem que passar pelo prefeito. Atualmente, os 15 vereadores da maior cidade do Extremo-Sul do Estado ganham quase R$ 7,8 mil por mês. Com a mudança o salário passaria a ser R$ 9,6 mil.

Continua depois da publicidade

Sob pressão, Câmara de Joinville vai reduzir diárias

O projeto de lei do vereador Alexandre Pereira (PPS) foi votado e aprovado por unanimidade há um mês. Um estudante universitário estava nesta sessão e não se conformou. Ele juntou um grupo de amigos e decidiu organizar um abaixo-assinado pela internet. Só esta semana já são mais de 1,1 mil assinaturas contra a decisão do legislativo. O objetivo é conseguir unir pelo menos 5% dos eleitores da cidade. Depois, o documento será levado ao prefeito Sandro Maciel (PT) para que ele não sancione a lei.

ACII retoma debate por menos vereadores na Câmara de Itajaí

Alexandre Pereira disse que no último ano de cada mandato os vereadores têm que definir os salários da próxima gestão. Segundo ele, o motivo desse aumento é igualar a remuneração dos vereadores aos vencimentos dos secretários municipais da cidade.

Continua depois da publicidade

— Antes em Araranaguá, os vereadores deixavam o cargo para serem secretários, para ganhar mais. Agora isso não vai acontecer mais — afirma o vereador Alexandre.

A assessoria do prefeito Sandro Maciel disse que não é competência do prefeito sancionar essa lei de aumento de salários, diferente do que diz o Projeto de Lei. Se o chefe do Executivo não fizer isso, o projeto pode voltar para Câmara de Vereadores e ser aprovado nos próximos dias