Um projeto de lei, apresentado à Câmara de Vereadores com a proposta de instalação, ampliação e manutenção do sistema de videomonitoramento urbano, com 150 novas câmeras, foi aprovado por unanimidade na segunda-feira. Apresentado pelo líder de governo da Câmara, o vereador Itamar da Silva (PROS), o projeto é de autoria do Executivo.
Continua depois da publicidade
– A gente vem negociando a questão há algum tempo, mas aproveitamos essa onda de indignação com a segurança no município e votamos com urgência para aprovar o projeto. As câmeras já estão compradas, falta a licitação para as fibras óticas. Queremos que tudo seja feito o mais rápido possível – disse Silva.
A população do município se revoltou e vem promovendo passeatas e movimentos pela segurança desde o assassinato da médica Mirella Maccarini Peruchi, de 35 anos, no dia 27 de abril.
Como o projeto ainda depende de uma licitação, Silva acredita que em um prazo de 45 dias as câmeras serão instaladas nos pontos mais críticos do município, já elencados pela Polícia Civil e Polícia Militar, como os bairros Paraíso, Renascer, São Francisco e Tereza Cristina.
Continua depois da publicidade
Um dos artigos do projeto aponta que o Município de Criciúma deve receber as câmeras da Polícia Militar, em um convênio que terá vigência de cinco anos a partir da publicação do projeto no Diário Oficial do Estado. Após o período de garantia do equipamento, a manutenção preventiva fica por conta do município.
– Criciúma é uma cidade que vem crescendo muito nos últimos anos, necessitando, portanto, do videomonitoramento urbano a fim de garantir a tranquilidade e o sossego de nossos munícipes, o que se faz por intermédio do apoio oferecido pela Polícia Militar – apontou o prefeito Márcio Búrigo.
Drones de monitoramento aéreo
Outra ação que visa reforçar a segurança do município é a entrega de dois drones de monitoramento aéreo para uso da Polícia Militar e da Polícia Civil.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é da Associação Empresarial de Criciúma, que angariou valores para adquirir os equipamentos com a ajuda de empresários do município. Além de monitorar o trânsito, os drones devem ajudar em ações de segurança pública e resgates.
O drone da Polícia Militar foi entregue durante a solenidade de 180 anos da Polícia Militar, na tarde desta terça-feira, no Parque das Nações. A Polícia Civil recebe seu drone às 14h de segunda-feira, na Divisão de Investigação Criminal (DIC).
Segurança em pauta
Nesta terça-feira, o tema segurança será abordado mais uma vez no Legislativo. Por proposição do vereador Antonio Manoel (PMDB), o Presidente da Associação dos Guardas Municipais de Criciúma, Alberto Viana, levará propostas para a atuação da segurança de Criciúma.
Continua depois da publicidade