A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou no início da semana um projeto que prevê a instalação de portas giratórias com detector de metal em escolas do município. A medida de segurança, conforme o texto, seria válida para todas as escolas e centros de educação infantil (CEI) de Jaraguá do Sul que são administrados pelo município.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O projeto, de autoria do vereador Jeferson Cardozo (PL), foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de terça-feira (19) e agora aguarda sanção do prefeito Jair Franzner. Procurada pela reportagem da NSC, a prefeitura de Jaraguá do Sul vê com cautela o projeto e ainda não afirma se irá ou não sancionar.

Em nota, a Secretaria de Educação destacou que ao longo de 2023, após o ataque à creche em Blumenau, contratou vigilantes particulares para 64 unidades escolares e reforçou outras medidas de segurança — como câmeras de monitoramento e o aumento de rondas policiais nos arredores das escolas. Sobre as portas giratórias, no entanto, a avaliação ainda é de que faltam estudos.

— Pode se tornar um gasto muito elevado e não cumprir o propósito que é garantir a segurança da comunidade escolar. Uma vez que o equipamento não faria o controle de todo o perímetro, e nem temos previsão orçamentária para tal investimento. No entanto, um estudo bem fundamentado é que vai dizer quais providências devem ser tomadas — avaliou a secretária de Educação de Jaraguá do Sul, Emanuela Wolff.

Continua depois da publicidade

O projeto aprovado na Câmara, além das portas giratórias, prevê para todas as escolas detectores de metal em formato de “bastão”, para o caso de pessoas que, por algum motivo, não podem passar pelas portas. Autor do texto, o vereador Cardozo citou como exemplo os bancos, que há anos utilizam as portas giratórias como forma de segurança.

Leia também

Por que Joinville vai usar método criado na Austrália para modificar mosquitos da dengue

Prefeitura e empresários avaliam posição de Joinville como segunda cidade mais rica de SC

Jaraguá do Sul investe mais de R$ 3 milhões em novos ônibus para o transporte coletivo