O vereador Tiago Silva (PDT), conhecido pelo trabalho de luta contra homofobia e idealizador da Parada da Diversidade em Santa Catarina, publicou no domingo, dia 9, uma foto no Facebook beijando um outro homem na boca, no melhor estilo “Félix e Niko” da novela Amor à Vida, de Walcyr Carrasco.
Continua depois da publicidade
Na legenda, o vereador escreveu: “Adorei nosso passeio na beira do mar, você é especial!”. Seus seguidores elogiaram e alguns chegaram a compartilhar a imagem como um símbolo da constante luta LGBT.
Segundo Tiago, o momento é muito importante para o movimento gay e o beijo entre os atores na novela foi uma grande vitória, que ajudou no processo de libertação das pessoas que se sentem presas ao conservadorismo e ainda se privam de uma vida sem culpas.
– As pessoas têm que deixar de lado o medo e ficarem do lado do amor, que é o que realmente importa -, diz.
Continua depois da publicidade
Mesmo com o beijo emplacado na novela das nove, um dos programas de maior audiência no Brasil, muitos foram contra, inclusive políticos, que, segundo Tiago, não deveriam se envolver.
– Eu não vejo políticos com posicionamento forte em relação aos problemas reais do Brasil. Como políticos temos que combater a corrupção e termos vergonha do descaso na educação e na saúde. Devemos é observar o grau da violência, que só aumenta -, observa.
Sobre a ação contra a Rede Globo, aberta no dia 4 de fevereiro o deputado Isidório, que é pastor, alegando atentado violento ao pudor, buscando reparação e respeito à família tradicional, por causa do beijo entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso, o vereador rebate:
Continua depois da publicidade
– É uma falta de respeito com a emissora que está prestando um enorme serviço ao público LGBT. Os gays estão inseridos em todas esferas e as novelas só estão adaptando suas histórias à vida real, às novas famílias, aos casais contemporâneos.
Luta diária

Enquanto passava pelo centro de Florianópolis, no dia 4, o vereador percebeu uma movimentação diferente e que as pessoas estavam parando e cochichando alguma coisa. Ao parar para observar, viu que o murmurinho era por causa de um casal homossexual que andava de mãos dadas pela rua. Tiago então pediu para tirar uma foto dos dois homens, Marques Cleidon e Mélker Rúbio, que têm um relacionamento estável, e publicou em seu Facebook, em forma de protesto.
“Hoje em frente catedral mostra quanto lutamos e vencemos! ‘Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias.'”, escreveu Tiago na legenda da foto, com a citação de Cora Coralina.
Continua depois da publicidade