O vereador de Florianópolis Maikon Costa (PL) se manisfestou sobre a agressão verbal sofrida durante sessão na Câmara Municipal. Para ele, o parlamentar João do Bericó (União Brasil) atingiu todos os autistas ao afirmar que “além de maluco, [Costa] ainda é autista”.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
“Dessa vez [Bericó] derrapou feio, não atingiu apenas este parlamentar em suas declarações preconceituosas, atingiu uma parcela da sociedade que convive diariamente na superação deste transtorno”, escreveu Costa em nota.
Durante a sessão, Bericó disse no microfone, usado para questões de ordem, que Costa “além de maluco, ainda é autista”. A fala foi considerada discriminatória e ocorreu após Costa relatar que tem o diagnóstico para a doença e reagir a críticas recebeidas por vereadoras.
> Como o bairro dos Ingleses se tornou uma das regiões mais perigosas de SC
Continua depois da publicidade
Em nota ao g1 SC, Costa disse que o vereador usou de palavras “psicofóbicas” para criar uma “cortina de fumaça” e que a fala dele demonstra “exatamente a sua verdadeira face, corriqueira, provocadora, leviana, mal educada e agora preconceituosa”. (veja a nota na íntegra).
Já Bericó usou as redes sociais, ainda na terça-feira, para se desculpar pela fala. De acordo com ele, a frase foi dita no “calor do momento”. Ele também alegou que a condição dele também não o dá o direito de desrespeitar uma vereadora mulher.
O Hora de SC entrou em contato com a Câmara de Vereadores de Florianópolis a respeito das falas, mas não teve retorno até a públicação.
Continua depois da publicidade
Veja a nota na íntegra:
“Não é de hoje que o vereador Bericó tenta imputar agressões que eu jamais cometi. Não traz um único vídeo ou prova elementar destas agressões, sendo a Câmara um ambiente altamente monitorado por vigilância. Tenta a todo custo, usando palavras “psicofobicas”, criar uma cortina de fumaça pra esconder uma fraude num processo licitatório de R$ 1 milhão de colega vereadora para beneficiar empresa da sua amiga, mas dessa vez derrapou feio, não atingiu apenas este parlamentar em suas declarações preconceituosas, atingiu uma parcela da sociedade que convive diariamente na superação deste transtorno. Os seus atos demonstram exatamente a sua verdadeira face, corriqueira, provocadora, leviana, mal educada e agora preconceituosa”.
Leia também:
Como será o prédio gigante de 140 andares em Balneário Camboriú
Quem são os responsáveis pela favelização dos Ingleses, em Florianópolis
Vereador de Florianópolis faz afirmação discriminatória sobre autismo em sessão; veja vídeo