A Comissão de Cidadania da Câmara de Vereadores de Joinville promoveu uma reunião na última semana com objetivo de discutir a possibilidade de construção de uma sede única para o Conselho Tutelar na cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
A ideia é retirar dois dos conselhos dos bairros Guanabara e Iririú, localizados nos terminais de ônibus, e unir tudo na região central da cidade. De acordo com o vereador Cristóvão Petry, além da divisão para atendimento confundir a população, os locais nos bairros não são adequados para os serviços do Conselho Tutelar.
Segundo Petry, desde que foi cogitada a possibilidade do atendimento nos terminais, os conselhos tutelares foram contra. “Mas não fomos ouvidos”, diz ele, e o assunto que precisou ser levado à Câmara de Vereadores já poderia estar resolvido.
“A população precisa de privacidade, pois são casos complexos de violência”, explica o vereador. Ele defende que a mudança das unidades é uma questão de segurança e proteção à criança e ao adolescente.
Continua depois da publicidade
No momento, apenas uma reunião foi feita para discutir o assunto, mas a Secretaria de Assistência Social já estuda a possibilidade de união de todos os conselhos de acordo com a locomoção das pessoas, faixa etária e níveis socioeconômicos para melhorar o atendimento e localização.