Ele foi o vereador de Blumenau mais bem votado pela segunda vez consecutiva e não esconde a emoção desse feito. Bruno Cunha (Cidadania) foi reeleito nas Eleições 2024 neste domingo (6) com 5.851 votos, quase mil a mais que em 2020. Acompanhou a apuração ao lado de apoiadores em um bar no Centro, comemorou e depois seguiu para a festa da vitória de Egidio Ferrari (PL), em uma cervejaria no bairro Fortaleza.
Continua depois da publicidade
Confira a página especial das Eleições 2024
Para Bruno, conquistar uma cadeira na Câmara pela terceira vez — e última, conforme os planos dele — tem um significado forte. Gay e defensor da causa animal, o parlamentar acredita que o sucesso da campanha se deve às pessoas que também compartilham da mesma pauta e o ajudaram na implementação de leis sobre o assunto, além daquelas que de alguma forma sofreram diferentes formas de preconceito.
— Dedico essa vitória a todas as pessoas que não se sentem representadas pelo extremismo. Sofri na política daqui da cidade, ouvi coisas absurdas, mas eu não me vitimizei, só trabalhei. Nossa vitória é do equilíbrio, do trabalho — disse com a voz embargada.
Sobre o futuro próximo, o vereador acredita que a atuação pode ter novos contornos considerando que o prefeito eleito também é da causa animal. A Casa Legislativa terá pouca mudança, mas entre os três estreantes está Jean Volpato (PT), também homossexual. A longo prazo, Bruno pensa em fortalecer novos nomes para formar outras lideranças e dar continuidade ao trabalho que começou em 2016.
Continua depois da publicidade
— Quero deixar um legado para a cidade que tanto amo. Eu acho que a gente quebra um paradigma muito grande. É muito difícil um cara progressista conseguir o que conseguimos — comemorou.
Com o resultado deste domingo, tornou-se o quarto vereador mais votado da história de Blumenau, atrás de Jean Kuhlmann (7,9 mil votos em 2004), Jovino Cardoso (6,4 mil votos em 2008) e Napoleão Bernardes (6,3 mil em 2008).
Leia mais
Quem são os 15 vereadores eleitos em Blumenau nas Eleições 2024