Um empreendedor de 29 anos foi o vereador mais votado da história de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, nestas eleições municipais. Rodrigo Livramento, do partido Novo, garantiu sua reeleição na Câmara com a marca histórica de 6.079 votos. O município contou, em 2024, com 111 candidatos a vereadores.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Este será o segundo mandato de Livramento na Câmara de Jaraguá. Em 2020, em sua primeira campanha política, ele já havia sido eleito como segundo vereador mais votado nas eleições, com 3.021 votos, em uma campanha que contou com mais de 200 candidatos. Ele foi o mais jovem a assumir uma cadeira na atual legislatura, com apenas 25 anos.

Atualmente, Livramento tem uma atuação na Câmara pautada em fiscalização e sugestões de projetos de lei que sugerem mais transparência ao poder público. É um dos três, de um total de 11 vereadores, que não está na base do atual prefeito Jair Franzner (MDB), que também foi reeleito para uma nova gestão.

— Acredito que ter focado em uma campanha nas ruas, olhando no olho das pessoas, apresentar as minhas propostas com coerência com o que apresentei em minha primeira campanha, me ajudou a ter esta votação histórica. Dobrei o número de votos em relação a primeira campanha. É uma combinação de propósito e reconhecimento do trabalho. Consegui atingir novas pessoas, respaldadas pelas que já me conheciam — observa o vereador.

Continua depois da publicidade

Livramento, além de ser empreendedor, possui graduação em Serviços Jurídicos e especialização em Escola Austríaca e em Elaboração de Políticas Públicas com Dados e Evidências.  E foi aluno do RenovaBR, uma escola de lideranças políticas no Brasil.

Mais votados ultrapassaram 4 mil votos e mais de 60% são reeleitos

Outro ponto curioso nas eleições municipais deste ano em Jaraguá do Sul é que os vereadores mais votados ultrapassaram marcas inéditas de mais de 4 mil votos no município. Luís Fernando Almeida, do MDB, foi reeleito e o segundo mais votado com 4.717 votos. Jonathan Reinke, do União, foi o terceiro mais votado, com 4.140 votos. Ele também foi reeleito.

De um total de 11 vereadores que podem atuar em Jaraguá do Sul, nestas eleições, sete foram reeleitos, o que corresponde a mais de 63%. O município contará com apenas quatro estreantes na próxima legislatura. Todos os vereadores eleitos também registraram mais de dois mil votos cada.

O prefeito reeleito Jair Franzner, assim como na legislatura atual, também contará com a maioria na Câmara de Vereadores a partir de 2025. Sete vereadores eleitos fazem parte de sua coligação. Os quatro que, possivelmente, atuarão na oposição, são dos partidos Novo e PL.

Continua depois da publicidade

Além do mais, duas mulheres garantiram cadeiras para 2025, sendo duas professoras que foram reeleitas: Natália Lúcia Petry, do MDB, e Sirley Schappo, do Novo.

Confira a lista completa de vereadores eleitos em Jaraguá do Sul

  1. Rodrigo Livramento (NOVO): 6.079 votos (reeleito)
  2. Almeida (MDB): 4.717 votos (reeleito)
  3. Jonathan Reinke (UNIÃO): 4.140 votos (reeleito)
  4. Delegado Mioto (UNIÃO): 3.784 votos (eleito)
  5. Professora Natália (MDB): 3.693 votos (reeleita)
  6. Osmair Gadotti (MDB): 3.336 votos (reeleito)
  7. Jair Pedri (PSD): 3.059 votos (reeleito)
  8. Sirley Schappo (NOVO): 2.295 votos (reeleita)
  9. Professor Fernando Alflen (PL): 2.144 votos (eleito)
  10. Charles Salvador (PSDB): 2.114 votos (eleito)
  11. Israel Cani (PL): 2.082 (eleito)

Veja fotos dos vereadores mais votados de Jaraguá do Sul

Leia mais

Resultado das eleições em SC antecipa cenários para 2026

Prefeito mais velho tem 88 anos e o mais novo tem 21; veja quem são