O vereador Jefferson Forest (PT) apresentou terça-feira, durante a sessão na Câmara de Vereadores de Blumenau, denúncia sobre supostas irregularidades na transferência de um servidor que trabalhava no Aeroporto Quero-Quero. Na tribuna, o petista exibiu a gravação de uma conversa entre o fiscal Silas Martins, que trabalhava no local desde 2009, e o diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite (veja a transcrição aqui).

Continua depois da publicidade

O áudio foi entregue ao parlamentar em junho, por Martins. A gravação ocorreu em março e foi feita pelo servidor com um celular durante o encontro em que Leite afirma que o fiscal precisa trocar de posto de trabalho. “Nós tivemos um probleminha lá no aeroporto e eu vim te convidar pra voltar pra cá”, diz o diretor do Seterb. A irregularidade estaria no motivo da transferência de Martins e de outro funcionário, o engenheiro Marcos Doring: suposto lobby de empresários, descontentes com o trabalho feito pelos funcionários.

Para Forest, a transferência foi irregular porque os servidores estavam apenas cumprindo a função pela qual ocupavam os cargos.

– Queriam que os dois fizessem vistas grossas (aos voos) por causa do lobby com os empresários. No entanto, estavam exercendo seu papel. A atual gestão feriu o princípio de legalidade e moralidade ao querer transferi-los para outros lugares – acusa Forest.

Martins diz ter feito a gravação para se precaver, já que sabia da possível transferência e acusa o vice-prefeito, Jovino Cardoso (DEM):

Continua depois da publicidade

– Não questiono a minha saída, mas o motivo dela que é ilegal. Foi motivada por lobby com empresários, bancado pelo vice-prefeito.

Doring, o outro funcionário também transferido e citado no áudio, preferiu não falar sobre o assunto.

Presidente do Seterb e líder

do governo contestam acusações

O presidente do Seterb, Sérgio Ricardo Chisté, contesta as acusações e explica que a transferência dos funcionários ocorreu devido a uma otimização do aeroporto. O remanejamento dos funcionários deve resultar numa economia de 50% do que foi gasto ano passado.

– A gente tem tomado diversas atitudes no Seterb, em todas as áreas, em uma linha de trabalho. Não é um caso isolado. Foi uma questão de otimizar a gestão e preparar o aeroporto para que ele seja menos deficitário possível. De forma nenhuma tem algo em relação ao trabalho deles ou lobby – enfatiza.

Continua depois da publicidade

Para o líder do governo na Câmara, Ivan Naatz (PDT), a gravação foi direcionada e montada para tentar desgastar o governo:

– Tem gente que quer aparecer mais que o papa Francisco.

Forest afirma que denunciou a situação ao Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) e fez um requerimento para que o Seterb apresente explicações.