Uma ciclofaixa de lazer aos domingos ligando toda a orla de Coqueiros, desde o bairro Itaguaçu. Fiz essa indicação à Prefeitura de Florianópolis, em junho, visando incentivar a prática de esportes na cidade; trazer mais opções de lazer para moradores e turistas e fomentar a utilização do espaço público por pedestres e ciclistas. A boa notícia é que agora as ciclofaixas recreativas já se tornaram realidade na capital.

Continua depois da publicidade

O projeto apresentado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, o IPUF, apresenta o trajeto que liga a praia de Itaguaçu até a Avenida Beira Mar Continental, reservando a faixa da via pública ao lado do mar para o tráfego de bicicletas, das 8h às 17h. A ação é uma vertente do Viva a Cidade, iniciativa da Prefeitura Municipal que pretende humanizar o Centro histórico da capital.

As ciclofaixas de lazer já funcionam em muitas cidades, como Recife, São Paulo e Distrito Federal. Aqui, será um diferencial, inclusive para os turistas, além de gerar mais qualidade de vida para todos nós, moradores.

A matemática é simples: as ciclofaixas estimulam o uso da bicicleta, aumentando a sua popularidade, já que é uma alternativa que só traz vantagens tanto para os usuários quanto para a cidade. O objetivo é que, aos poucos, esse meio de locomoção seja incorporado à matriz de transportes de Florianópolis. Um passo importante para implantar entre nós a cultura do uso da bicicleta. Vale salientar, ainda, que a ideia é também debater a mobilidade urbana, já que todo o modelo atual de expansão e uso da cidade prioriza os carros, e não o trânsito de pedestres e ciclistas.

O termo indicação é uma forma de o Legislativo apontar alguma demanda da cidade que precisa de atenção das autoridades responsáveis. É o caso da necessidade de podas de árvores, construção de um novo posto de saúde, auxílio para transporte, entre outros. Ou seja, tudo que precisa de verba extra do município – ou que foi apresentado na lei orçamentária e não cumprido.

Continua depois da publicidade

Estou confiante. Sabemos que intensificar o uso da bicicleta, como lazer ou transporte, é uma reivindicação de boa parte da população de Florianópolis e uma proposta que encontra grande receptividade na atual administração municipal. Resta agora acompanhar o desdobramento e ver as pessoas aproveitando esse espaço de lazer com qualidade e segurança.