Um vereador e dois servidores da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina, foram afastados do cargo por suspeita de desvio de dinheiro público. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (5) e foi coordenada pela Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (Decor). Ninguém foi preso.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com o delegado Ricardo Kelleter, as investigações iniciaram em outubro de 2023 e indicam que o parlamentar e os dois funcionários da Casa Legislativa — um homem e uma mulher — teriam simulado um contrato de prestação de serviço para desviar a verba pública. O dinheiro, segundo a polícia, foi dividido entre os três.

Pai presenciou morte de jovem atingido por raio no interior de SC: “Desespero”

O serviço oferecido e o tempo de vigência do contrato não foram informados. À época da contratação, o vereador afastado era presidente da Câmara.

Continua depois da publicidade

Ainda conforme o delegado, ninguém foi preso, mas uma quantidade de dinheiro foi apreendida. O valor ainda está sendo contabilizado. Também foram bloqueados bens e valores dos investigados, a fim de garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos. Os mandados de busca foram cumpridos na casa dos envolvidos e em um escritório de advocacia.

Agora, as investigações continuam para apurar uma segunda situação que envolve a aquisição de itens em grandes quantidades e valores superfaturados desses produtos. Além disso, a polícia trabalha para descobrir se há mais servidores suspeitos de envolvimento nos crimes.

O vereador e os servidores públicos podem responder pelo crime de peculato.

Por nota, a Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça disse ter ficado ciente da operação policial por meio da imprensa e informou que não foram cumpridos mandados na Casa. Além disso, destacou que a assessoria jurídica está em busca de mais informações sobre o caso e até o fim da tarde deve manifestar-se oficialmente. O poder Legislativo ainda confirmou que os trabalhos serão mantidos e que haverá sessão ordinária a partir das 18h.

Veja fotos da operação

Continua depois da publicidade

Leia também

Comissão da Câmara decide futuro político de vereador acusado de fraude no Detran de Joinville

Homem cria perfil falso na internet para ameaçar e abusar sexualmente de adolescentes em SC

Bebê que morreu após incêndio em trailer em SC estava sozinha com os irmãos, diz testemunha