O vereador eleito Alisson Julio (Novo) também se tornou alvo de ameaças de morte e insultos ofensivos em Joinville. A situação foi registrada no último domingo (22). Alisson foi eleito vereador com 9.574 votos, candidato mais votado de Santa Catarina.  

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

No fim da tarde do último domingo Alisson recebeu um e-mail que ofendia a vereadora Ana Lúcia Martins (PT). Após se posicionar e repudiar o ato em redes sociais, Alisson recebeu mais duas mensagens com ameaças direcionadas a ele e à vereadora do PT. Alguns profissionais da imprensa também receberam o conteúdo.

– Ficamos naturalmente assustados, mas já tomamos as medidas cabíveis – diz Alisson. 

 ​> “O racismo é velado em Joinville”, diz primeira vereadora negra eleita na cidade 

Continua depois da publicidade

Nas mensagens, o autor escreveu frases como “fica esperto Alisson, agora você também está na minha lista e também vai morrer se eu conseguir matar a Ana e sair vivo da casa dela. Eu também tenho seu endereço”. 

> Suspeito de ameaças à vereadora Ana Lúcia é localizado em Joinville

Após Alisson registrar uma boletim de ocorrência, o autor dos e-mails enviou uma nova mensagem ameaçando cometer o crime e se suicidar em seguida. Novamente o autor escreveu frases racistas em referência à futura vereadora Ana Lúcia: “dei um crédito por você ser branco, mas você pisou na bola. Fique esperto, assim que eu matar aquela macaca fedida, eu vou te matar também”, dizia a mensagem.

Além disso, também o ofendeu referindo-se à condição física do vereador eleito. 

 ​> Consciência Negra: ‘Racismo ameaça a vida das pessoas’, diz vereadora atacada em Joinville

Alisson publicou situação em redes sociais
Alisson publicou situação em redes sociais (Foto: reprodução)

 O comandante da Polícia Militar, Celso Mlanarczyki Júnior, confirmou o caso e reforçou que a PM está à disposição para garantir a segurança dos vereadores eleitos.

Continua depois da publicidade

Alisson tem 32 anos e sofre com a doença genética Amiotrofia Muscular Espinhal (AME).

Em nota, o partido Novo repudiou o ato e solicitou que autoridades trabalhem o mais rápido possível para identificar o autor das ameaças. Confira na íntegra: 

Ana Lúcia sofre ameaça de morte e ataques racistas 

Ana Lúcia Martins é a primeira mulher negra eleita na história de Joinville para compor o Legislativo. Ela sofreu uma série de ataques racistas antes mesmo de se eleger, com mais de 3,1 mil votos. Após os resultados das Eleições 2020, Ana Lúcia teve contas invadidas nas redes sociais e sofreu ameaça de morte na última quarta-feira (18).

> Ataques a vereadora motivam protesto contra racismo no Centro de Joinville

Nos comentários, o perfil que, em um primeiro momento, não possuía identificação clara e teve as postagens excluídas, escreveu frases como “agora só falta a gente matar ela e entrar o suplente que é branco” e “os fascistas mandaram avisar que ela que se cuide”.

O caso repercutiu nacionalmente e aconteceu na semana de celebração à Consciência Negra no Brasil.

> Entidades, associações e políticos se posicionam contra ataques racistas à vereadora em Joinville

Continua depois da publicidade