Se depender dos vereadores de Itapema, a população da cidade terá de ser recontada. Foi aprovado durante a sessão da Câmara um requerimento que será encaminhado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pedindo que o trabalho executado no Censo de 2010 seja refeito. Pelos dados do órgão federal, o município tem 45.797 habitantes.
Continua depois da publicidade
O requerimento foi proposto pelo vereador Eraldo Mafra (PMDB) e aprovado pelos parlamentares. Mafra explica que fez um levantamento considerando o número de estudantes das escolas da rede pública e de eleitores e que a cidade já deve ter passado dos 50 mil habitantes.
– Podemos concluir que com o atual número de eleitores, que somam 31 mil pessoas, mais o número de estudantes na rede pública, na faixa de 15 mil crianças, com certeza, Itapema já ultrapassou a marca dos 50 mil habitantes – afirma o pemedebista.
De acordo com ele, a diferença no número de habitantes impacta diretamente na quantidade de recursos que a cidade recebe do Governo Federal e por isso o pedido de recontagem.
– Estamos sendo prejudicados porque o repasse de recursos é menor. Temos recursos de cidade com menos de 50 mil habitantes e na temporada nossa população chega a 500 mil – explica.
Continua depois da publicidade
Mesmo com o requerimento aprovado, a recontagem pode não acontecer de imediato e não é um processo fácil. Isso porque o prazo para o pedido, de acordo com a Agência do IBGE, em Itajaí, responsável pela contagem nas cidades da região, já venceu em agosto de 2010 e o órgão explica que haverá uma nova contagem populacional em agosto.