Uma proposta de lei foi motivo de discussão na sessão desta segunda-feira na Câmara de Vereadores de Florianópolis. Sugerido pelo vereador Deglaber Goulart (PMDB), o projeto quer exigir que estabelecimentos comerciais, como shoppings e supermercados, ofereçam uma terceira modalidade de banheiro – além dos tradicionais masculino e feminino, que tenham também o unissex.

Continua depois da publicidade

A proposta foi duramente criticada pelo vereador Tiago Silva (PDT), que acusou o peemedebista de preconceituoso. Para o vereador Deglaber, não se trata de discriminação, mas de precaução.

– Há casos em outros estados de homens que entraram vestidos de mulher nos banheiros femininos e tentaram estuprar as mulheres que estavam lá. Também é muito constrangimento para as pessoas que não tem essa sexualidade (homossexualidade) – alega Deglaber.

Na opinião do vereador Tiago Silva, eleito com a bandeira da igualdade e defesa de minorias, a proposta vai contra o sentimento buscado pelos homossexuais de ter os mesmos direitos de heterossexuais.

Continua depois da publicidade

– Nossa luta nunca foi para sermos tratados como diferentes. (Esse projeto) é um retrocesso, um apartheid – disparou o pedetista.

O projeto foi protocolado nesta terça-feira. Deglaber adiantou que irá promover audiências públicas e uma enquete em algum lugar de grande circulação da Capital nos próximos dias para saber a opinião da população sobre o assunto. Por outro lado, Tiago afirmou que já houve indicação do movimento gay, que pretende fazer uma manifestação contrária ao projeto de lei.