Quando o assunto é trilha o que não falta são opções de percursos e paisagens para agradar os mais variados tipos de trilheiros. Mas se o contato com a natureza por si só não suprir a necessidade de repor energias, em Florianópolis existe uma modalidade de trilha com uma vibe cósmica.
Continua depois da publicidade
::Gosta de trilhas? Poste fotos com a #veraosc no Instagram
Na Trilha da Oração, arqueologia e astronomia se revezam numa profusão de sensações. Os dois quilômetros de percurso com saída na Fortaleza da Barra da Lagoa revelam inscrições rupestres, pontos energéticos, observatórios naturais de astros e até uma sauna primitiva.
As trilhas são guiadas pelo Instituto Multidisciplinar do Meio Ambiente e Arqueoastronomia. Os trilheiros participam de uma palestra antes da partida e toda a programação pode durar até quatro horas.
Continua depois da publicidade
Logo no início ficam o museu da pesca e inscrições rupestres. Na sequência vem a sauna primitiva, uma adaptação do costume de índios mexicanos de entrar numa tenda com pedras aquecidas.
Pontos energéticos, como um trono de frente para o leste e uma cama natural que permite observar a passagem dos astros, ficam mais no alto do morro. Ao final da trilha há um mirante de onde se pode avistar a Lagoa da Conceição, a praia Mole, a praia da Galheta, a Barra da Lagoa e ilhas do Campeche, Xavier e do Arvoredo. O passeio custa R$ 30 por pessoa e pode ser agendado por meio do site do IMMA.
*** A próxima edição da Revista de Verão está sendo recheada com o que você precisa saber sobre trilhas e dicas de passeios fáceis que levam a paisagens inimagináveis. Você pode contribuir e postar fotos no Instagram com a hashtag #veraosc. Algumas imagens farão parte da revista que estará encartada no Diário Catarinense do dia 19 de dezembro. Participe!
Continua depois da publicidade