As altas temperaturas do verão levam naturalmente as pessoas a aumentar as perdas de água, vitaminas e minerais através do suor. Temos que suar muito mais para conseguir dissipar o calor produzido pelo corpo, o que propicia o resfriamento do corpo e evita a hipertermia.
Continua depois da publicidade
A nutricionista Helouse Carneiro destaca que a água é o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% do volume. A perda de água normal é de dois a três litros por dia para indivíduos submetidos a temperaturas climáticas, com 50% do total perdida em forma de urina.
Desta forma, a estratégia de alimentação deve atender principalmente as necessidades de hidratação.
Confira a seguir sete dicas para você se alimentar bem e evitar a desidratação nos dias de calor, como o registrado nesta quinta-feira, em Blumenau:
Dica 1: É necessária a reposição e consumo de líquido para prevenir desidratação. Uma média interessante é calcular 35ml por quilo de peso (sendo que para pessoas acima do peso pode sofre alguns ajustes). Água, água de coco, chás naturais gelados, sucos de fruta natural ou polpa de fruta são boas alternativas.
Continua depois da publicidade
Dica 2: Bebidas como refrigerante, café e bebida alcoólica em excesso contribuem para desidratação, então o ideal é evitar ou consumir com moderação.
Dica 3: Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem alimentos refrescantes que combinam com as altas temperaturas. Boas sugestões de frutas e verduras são melancia, melão, ameixa, abacaxi, laranja, chuchu e abobrinha, que são mais ricos em água. As frutas podem ser também consumidas na forma de suco.
Dica 4: Consuma à vontade folhas verdes e verdes escuras, além de legumes associados a temperos naturais e leves como o azeite, o limão, o vinagre.
Dica 5: As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas, evitam desconfortos e são mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes, e cortes de carne vermelha magros. Quanto à forma de preparo, varie entre cozidos, grelhados e assados, deixando de lado as frituras, que não combinam com o clima quente do verão, além de serem extremamente calóricas.
Continua depois da publicidade
Dica 6: Procure alimentos mais leves e menos calóricos. Com as altas temperaturas, o corpo aumenta temperatura interna e isso pode dificultar a digestão dos alimentos. Assim, evite frituras, carnes gordurosas e pesadas. Alimentos industrializados são ricos em sódio e promovem retenção de líquido.
Dica 7: Pessoas que estão expostas ao sol podem aumentar a fotoproteção com alimentos ricos em betacaroteno, como abóbora, cenoura e mamão e licopeno como o tomate e melancia. Além disso, alimentos ricos em gordura de boa qualidade promovem ação anti-inflamatória e são ricos em vitamina E e alguns em omega 3 e podem ser interessantes para turbinar a alimentação. Alguns exemplos são: azeite de oliva, abacate, castanhas em geral, chia, linhaça e peixes como atum, sardinha, arenque e pescadinha.
A nutricionista Helouse Carneiro também sugere dicas de sucos para esse período do ano. Veja a seguir:
Suco hidratante digestivo
Ingredientes:
1 fatia grossa de abacaxi
3 rodelas de pepino
1 colher de sopa de hortelã
150ml de água de coco
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Tome em seguida.
Suco pink repositor
Ingredientes:
1 fatia média de melancia
1/4 de beterraba
1/2 maçã
4 fatias de gengibre
100ml de água de água
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Tome em seguida.