Santa Catarina espera receber 3,1 milhões de turistas no verão 2024/2025. Segundo a Secretaria de Turismo, o aumento de passageiros entre dezembro de 2024 e março de 2025 será de 23% em relação à temporada passada. Deste número, 69% são de rotas internacionais. Os dados fazem parte da “Estação Verão”, um conjunto de ações estratégicas para a temporada de verão de Santa Catarina, lançado pelo governo do Estado nesta segunda-feira (16).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Além de ações com foco no Litoral, Santa Catarina planeja campanhas para atrair turistas para a Serra catarinense nesta temporada de verão. O foco são destinos de aventura, natureza, gastronomia e para a produção de vinho, informou a Secretaria de Estado do Turismo.

O evento de lançamento da temporada de verão no Estado contou com a participação do governador Jorginho Mello, do prefeito de Florianópolis Topázio Neto e membros das forças de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica). O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e representantes da saúde e do turismo também estavam presentes.

Estação Verão foi lançado pelo governo do Estado nesta segunda-feira (16) (Foto: Julia Venâncio, NSC Total)

Continua depois da publicidade

Aumento na segurança e polícias bilíngues

Entre as ações divulgadas para garantir a segurança dos catarinenses e dos turistas, está a implementação de braçal de identificação utilizada pela Policia Militar com o foco no atendimento dos estrangeiros.

Conforme o secretário de Segurança Pública do Estado, Flávio Graff, a temporada 2024/2025 conta com 7 mil agentes de segurança, o que representa 45% do total voltado para a estação verão.

Na Polícia Civil, a temporada contará com 1.647 policiais civis atuando entre 20 de dezembro deste ano a 4 de março de 2025. O órgão planeja distribuir pulseiras de identificação para reforçar a segurança das crianças no Estado.

— Vai ser uma temporada que vai ter mais de 3 milhões de turistas por aqui. Estamos com mais de 80% das praias próprias para banho. Isso é ganho de qualidade para todas as 33 praias que temos na costa — falou Jorginho Mello durante o lançamento da temporada de verão em SC.

Continua depois da publicidade

Com dezembro mais chuvoso, veja como será o verão 2025 em SC

Reforço no número de bombeiros

Entre dezembro de 2024 e março de 2025, Santa Catarina vai contar com 479 bombeiros atuando por dia em 560 quilômetros de áreas guarnecidas. O CBMSC espera um aumento de 25% a 40% no número de ocorrências ordinárias. Para atender esta demanda, terá um reforço de 96 bombeiros militares vindos do interior.

Durante o lançamento da Estação Verão, o governador Jorginho Mello assinou um decreto que aumenta a remuneração dos salva-vidas.

Relembre os dias de praia em Florianópolis no ano passado

Trânsito na SC-401 

Para aliviar o trânsito da SC-401, uma das rodovias mais movimentadas de Santa Catarina, localizada em Florianópolis, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) vai restringir a circulação de veículos pesados na região durante o verão. Outra ação planejada pelo órgão é a instalação de câmeras de videomonitoramento no Morro das Madeireiras.

Continua depois da publicidade

A restrição de circulação é para veículos com PBT acima de 23 toneladas, exceto ônibus e micro-ônibus, no ponto mais crítico da rodovia (Morro do Monte Verde), iniciando no km 19+130 e finalizando no km 16+870, apenas no sentido Centro-Bairro.

Leia mais

As praias de Florianópolis que têm a água mais quente

Mais de 2 milhões de pessoas são esperadas em Florianópolis durante a temporada de verão

Como a Casan se prepara para garantir abastecimento em Florianópolis durante o verão