Em pleno inverno e com temperaturas próximas dos 30ºC, o “veranico de agosto” em Santa Catarina tem a maioria das praias próprias para banho. É o que diz o relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA). O resultado mostrou, depois de um verão com diversos problemas de balneabilidade, que o Estado passou a ter 80% dos locais em condições adequadas para banhistas, o que não ocorreu em nenhum momento nos meses de temporada.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com esse resultado, dos 237 pontos analisados, 190 estão próprios para banho. Em Florianópolis, quase 90% das praias estão com a balneabilidade estável. Os pontos que não estão são, conforme explica o gerente de laboratório e medições ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva, os que vão de encontro com rios ou lagoas.
— Alguns pontos impróprios são constantes por serem saída de rio, o que é fonte de material contaminado. Ou, então, são praias muito povoadas, de densidade populacional alta, o que somado a deficiência do sistema de coleta de esgoto causa problemas na balneabilidade — explica.
Temperaturas altas
Nesta quarta-feira (2), as temperaturas no Estado se aproximam dos 30ºC em todas as regiões, o que deve se repetir também na quinta. Conforme a previsão da Epagri/Ciram, os próximos dias serão mais quentes e com temperaturas acima dos 25ºC em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O clima de veranico segue até ao menos a terça-feira da próxima semana, quando uma massa de ar frio chega em território catarinense e derruba as temperaturas.
Veja no mapa os pontos próprios no litoral de SC
Leia também
Costão do Santinho é referência no desenvolvimento sustentável