A passagem de um ciclone extratropical próximo ao litoral da Argentina e do Uruguai trouxe reflexos para o Estado de Santa Catarina. Em Joinville, rajadas de ventos fortes são registradas em diferentes pontos da cidade desde a manhã desta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Segundo os Bombeiros Voluntários de Joinville, houve algumas quedas de árvores, uma delas, próximo ao Zoobotânico de Joinville. Os bombeirops informam que estão de sobreaviso para eventuais emergências.

Por volta das 16h, a Defesa Civil informou que um pedaço de lage se desprendeu de uma moradia, na rua Dom Pedro I, no bairro América e danificou o capô de um carro.

De acordo com a Defesa Civil de SC, as rajadas de ventos que atingem o Estado têm entre 50km/h e 80 km/h, mas podem superar os 100 km/h nas áreas altas. O fenômeno está associado ao período de Lua Cheia e a maré alta, têm condições de provocar alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense. Esta condição deve érmanecer até a madrugada desta quarta-feira devido ao deslocamento de uma rápida frente fria.

A recomendação é proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Também é importante ter atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Joinville é uma das cidades que pode ter alagamentos pela combinação de ventos fortes e maré alta.

Continua depois da publicidade