Durante o temporal na tarde desta terça-feira (30) os ventos chegaram a 75 km/h na Região Central de Blumenau. É isso que apontou a estação meteorológica instalada no Parque Ramiro Ruediger às 16h, no momento mais intenso da tempestade no município. Imóveis ficaram destelhados e dezenas árvores foram arrancadas e caíram sobre ruas da cidade.
Continua depois da publicidade
FOTOS: Confira os estragos causados pelo vendaval no Vale do Itajaí
Até as 17h30min, a Defesa Civil havia atendido 55 ocorrências — número que deve aumentar no decorrer da noite. Nenhuma pessoa ficou ferida, e o principal trabalho ocorre em conjunto com a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana para a desobstrução das vias que tiveram o trânsito comprometido. Chamados de emergência podem ser feitos pelo telefone 199.
Vídeo mostra força dos ventos no Vale
Um vídeo feio no Centro de Indaial, no Médio Vale, mostra a força dos ventos que atingiram a região durante a tarde desta terça-feira. Na cidade, mais de 100 ocorrências foram geradas e a Defesa Civil e os bombeiros voluntários montaram um grupo de resposta para atender a população. Praticamente toda a cidade está sem luz.
Vendaval em Indaial. Nunca tinha visto algo assim. Durou pouco mais de 30 minutos aqui no Centro. pic.twitter.com/nqD08uGxYC
— Augusto Ittner (@augustoittner) June 30, 2020
Os estragos em SC
Fortes rajadas de vento atingiram praticamente todas as regiões de Santa Catarina na tarde desta terça-feira (30), deixando um rastro de estragos e assustando moradores de várias cidades. O vendaval começou na região Oeste ainda pela manhã e avançou pelo Estado durante a tarde, causado pela formação de um ciclone. Três mortes foram registradas em Chapecó, Tijucas e Santo Amaro da Imperatriz. Conforme relatório da Defesa Civil, o vento chegou a atingir 120 km/h no alto do Morro da Igreja, em Urubici.
Continua depois da publicidade