A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu o alerta na tarde desta segunda-feira para o Estado, devido à grande intensidade de chuvas e ventos na região do litoral catarinense. Desde o fim da tarde, a região sul sofreu com alagamentos e, no início de noite, os ventos causaram prejuízos e afetaram o fornecimento de energia elétrica na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Os ventos e raios deixaram a região de Grande Florianópolis com cerca de 55 mil unidades sem energia elétrica por volta das 20h30min desta segunda-feira. Até as 8h30min desta terça-feira, 11 mil unidades seguiam sem luz. Na Capital, os bairros mais afetados foram Campeche, Itacorubi e Jurerê.

Estudo aponta que SC é o estado com maior variedade de fenômenos

Com registros de até 90 km/h, ventos derrubaram árvores e destelharam casas no Sul da Ilha de Santa Catarina, principalmente na região do bairro do Campeche. A Defesa Civil da Grande Florianópolis também recebeu informações sobre queda de árvores na rua Hercílio Luz, Centro da Capital. Os bombeiros atenderam 12 ocorrências relacionadas a quedas de árvores em rede energizada em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Para atender a situação, a Celesc reforçou a equipe de emergência na região. Segundo o engenheiro e chefe da divisão técnica da regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina, Adriano Luz, fios da rede elétrica foram danificados por placas, árvores e telhas que foram arremessados pela força do vento. Cerca de dez transformadores foram queimados e devem ser trocados e pelo menos um poste caiu, no bairro Saco Grande.Equipes da Celesc trabalham nos reparos e a expectativa é normalizar a situação ainda na manhã desta terça-feira.

No Aeroporto Internacional Hercílio Luz, pelo menos cinco voos foram cancelados: dois para Porto Alegre, dois para São Paulo e um para o Rio de Janeiro. Cinco voos previstos para pousar em Florianópolis, vindos de São Paulo, precisaram arremeter e não pousaram na Capital.

Durante está segunda-feira, a Defesa Civil Estadual registrou ocorrências oficiais em Içara, Araranguá, Capivari de Baixo, Criciúma e Tubarão.

Continua depois da publicidade